Que Escola é Essa? Anacronismos, resistências e subjetividades

Marcio Mariguela, Ana Maria Faccioli de Camargo e Regina Maria de Souza (orgs.)
O cotidiano da escola tem um forte caráter de repetição, de normalização, de exaustão. Todo dia, a escola parece fazer tudo sempre igual; os professores parecem repetir o mesmo, convidando (obrigando?) os estudantes a também fazerem o mesmo. Essa exaustão do mesmo produz angústia, produz depressão, produz sintomas - em professores e em estudantes -, como alguns dos capítulos desta obra explicitam. Mas será que a repetição normalizadora do cotidiano escolar produz apenas angústia e exaustão? Felizmente, não. E os capítulos deste livro também nos mostram isso. A repetição também pode gerar diferença, se houver criatividade; o cotidiano da escola é também um campo de criação de possibilidades, de instauração de acontecimentos.
1a edição
Outubro/2009
R$42,00
Preço de capa
978-85-7516-362-7
ISBN
206
Páginas
140 x 210 mm
Formato
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

O Encanto de uma Apresentação
Regina Maria de Souza
Ana Maria Faccioli de Camargo
Marcio Mariguela


PARTE I - ATMOSFERA ESCOLAR

Capítulo 1
A Síndrome da D Existência: o educador em tempos de fracasso
Rinaldo Voltolini

Capítulo 2
Mal-estar Docente e Modos Atuais do Sintoma
Marcelo Ricardo Pereira

Capítulo 3
Virtude é Coisa que se Ensina? O lugar do cuidado na formação
Marcos Villela Pereira
Cleber Gibbon Ratto


Capítulo 4
O Imaginário da Violência e as Possibilidades de um Trabalho Sobre Si Mesmo como uma Tarefa Política na e pela Escola
Áurea M. Guimarães

PARTE II - SUBJETIVIDADES NA ESCOLA: O ATO EDUCATIVO E SEUS DILEMAS

Capítulo 5
Subjetividades em Relação: aberturas pedagógicas para personalizar o ensino
José Contreras

Capítulo 6
Práticas Curriculares e a Sexualidade no Cotidiano da Escola
Mirian Pacheco Silva
Maria Inês Freitas Petrucci dos Santos Rosa


Capítulo 7
Prática Docente, Gênero e Cultura na Escola
Ana Maria Faccioli de Camargo
Maria Helena Pereira Dias
Maria Celeste de Moura Andrade


Capítulo 8
A Docilização da(s) Adolescência(s) na Escola
Adriana Duarte Bonini Mariguela
Ricardo de Castro e Silva


Posfácio
Herança, Pedagogia e Hospitalidade: o sujeito sem transparência
Carlos Skliar

Sobre os Autores

Orelha