História, Filosofia e Educação Matemática: práticas de pesquisa

Maria Ângela Miorim e Denise Silva Vilela (org.)

Neste livro, são apresentadas algumas experiências investigativas, individuais ou coletivas, desenvolvidas por membros do grupo HIFEM, que tomam como objeto de pesquisa essas relações entre História, Filosofia e Educação Matemática. Apesar da proximidade existente entre algumas dessas investigações, que se situam em um mesmo campo, a produção apresentada neste livro é "plural", não apenas em suas temáticas, como também nos referenciais e abordagens utilizados.

2a edição
Revisada
Abril/2011
R$48,00
Preço de capa
978-85-7516-436-5
ISBN
298
Páginas
140 x 210 mm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
 Grupo HIFEM: reflexões sobre uma experiência
Arlete de Jesus Brito e Maria Ângela Miorim

Capítulo 2
Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática: configurações
Carlos Roberto Vianna

Capítulo 3
A Prática Social do Cálculo Escrito na Formação de Professores: a história como possibilidade de pensar questões do presente
Eliana da Silva Souza

Capítulo 4
Elementos para uma Compreensão das Matemáticas como Práticas Sociais
Denise Silva Vilela

Capítulo 5
Os Conhecimentos Matemáticos e a Experiência dos Sentidos: as elaborações de Diderot, d’Alembert, Condillac e Condorcet
Maria Laura Magalhães Gomes

Capítulo 6
A Filosofia da Educação Matemática de Paul Ernest e suas Relações com as Filosofias da Matemática de Imre Lakatos e de Ludwig Wittgenstein
Wilson Pereira de Jesus

Capítulo 7
Educação Matemática na CENP: possibilidades de interpretação
Gilda Lucia Delgado de Souza

Capítulo 8
Um Olhar sobre o Paradidático de Matemática
Andréia Dalcin

Capítulo 9
O Ensino de Matemática na Escola Técnica de Vitória nas Décadas de 1940 a 1960
Antonio Henrique Pinto

Sobre os Autores

Orelha

Veja Também