História de Colaboração e Investigação na Prática Pedagógica em Matemática: ultrapassando os limites da sala de aula

Dione Lucchesi de Carvalho e Keli Cristina Conti (orgs.)
Esta obra é constituída por narrativas de práticas colaborativas, presenciais e virtuais e por práticas de reflexão e investigação de/sobre aulas de Matemática e transformações curriculares. Visa contribuir tanto para a constituição profissional do professor que dá aulas de Matemática como para a transformação curricular na busca pela incorporação da diversidade cultural presente na escola.
1a edição
Julho/2009
R$42,00
Preço de capa
978-85-7516-347-4
ISBN
222
Páginas
140 x 210 mm
Formato

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Parte I - Práticas Colaborativas

Capítulo 1

O Papel da Colaboração na Construção de uma Postura Investigativa do Professor de Matemática
Eliane Matesco Cristovão

Capítulo 2
A Colaboração na Profissionalização Docente: experiência de um grupo na escola
Monike Cristina Silva Bertucci

Capítulo 3
A Prática Colaborativa no Estágio Supervisionado e Seu Papel na Formação Docente
Keli Cristina Conti
Gilberto da Silva Liberato


Capítulo 4
Blog - Ampliando a Colaboração do Grupo de Sábado
Vanessa Moreira Crecci

Parte II - Práticas de Reflexão e/ou Investigação de/sobre Aulas de Matemática

Capítulo 5

Uma Professora e uma Aluna Surda
Adriana Franco de Camargo Lima

Capítulo 6
Cascão em Ora, bolinhas! Uma Conexão entre a Matemática e as Histórias em Quadrinhos
Conceição Aparecida Cruz Longo Martins
Fátima Carvalho Osório de Souza


Capítulo 7
Alunos que Contam Histórias Usando os Números Negativos
Adriana Correia Almeida
Dione Lucchesi de Carvalho


Capítulo 8
As Potencialidades do Jogo Rummikub na Exploração de Números Inteiros
Conceição Aparecida Cruz Longo Martins
Fátima Carvalho Osório de Souza


Capítulo 9
Explorando o Sentido de Número Irracional no Ensino Fundamental
Thais de Oliveira
Dario Fiorentini


Capítulo 10
O Potencial da Escrita Discursiva em Aulas de Matemática
Regina Célia Mussi Pontes

Capítulo 11
Por uma Avaliação Formativa e sem Mistérios
Adriana Franco de Camargo Lima
Conceição Aparecida Cruz Longo Martins


Capítulo 12
Ler, Escrever e 'Estatisticar': uma experiência na Educação de Jovens e Adultos
Keli Cristina Conti

Capítulo 13
Uma Experiência com o Triângulo de Sierpinski no Ensino Médio ou Fractais e 'Porcariazinhas' II
Eliane Matesco Cristovão

Sobre os autores