Teatro-Máscara-Ritual

Joice Aglae Brondani, Vilma Campos dos Santos Leite e Narciso Telles (orgs.)

Esta obra reúne textos de artistas-pesquisadores-docentes nacionais e internacionais que tecem reflexões em torno das práticas de criação, da formação em Artes Cênicas e das relações entre o teatro, o ritual e o trabalho com máscaras, especialmente na tradição da comédia dell’arte. É resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto ’Comicidade e Criação’ (PRODOC-CAPES) da área de Artes Cênicas/Teatro do Programa de Pós-graduação em Artes da UFU.

1a edição
Setembro/2012
R$54,00
Preço de capa
978-85-7516-588-1
ISBN
382
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma

Exclusivo para Professores

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Sumário

Prólogo de Ator

Apresentação

Capítulo 1
Das Máscaras Rituais às Máscaras Teatrais: a involuntária viagem de Arlecchino entre o além e o palco cênico
Roberto Tessari

Capítulo 2
A Máscara no Início do Século XX: Meierhold, as máscaras e a commedia dell’arte
Béatrice Picon-Vallin

Capítulo 3
A Máscara: do Bufão ao Clown
Joice Aglae Brondani

Capítulo 4
A Máscara e a Formação Teatral: pistas e lampejos de experiências em processo
Vilma Campos dos Santos Leite

Capítulo 5
Meierhold e as Fontes Pré-biomecânicas: grotesco, commedia dell’arte e oriente
Erico José Souza de Oliveira

Capítulo 6
A Saga no Sertão da Farinha Podre e as Máscaras de Clóvis: rasuras [#] do processo criativo
Narciso Telles e Getulio Góis

Capítulo 7
As Muitas Faces do Ator: o jogo das máscaras na formação da linguagem atorial do Tá na Rua
Ana Maria Pacheco Carneiro

Capítulo 8
Meyerhold, o Mestre do Teatro Russo
Yaska Antunes

Capítulo 9
Caminhos para a Constituição de uma Escritura Dramática a Partir de Contornos Decrouxianos
Deborah Moreira

Capítulo 10
Construindo a Minha “Via Negativa”: entre a Capoeira Angola e os sintomas da “Organicidade”
Francisco Farabundo López Sivira

Capítulo 11
O Teatro e o Ritual: os matizes da estética transcultural e das Teatralidades Híbridas entre Bença e o Candomblé
Vinícius Lírio

Capítulo 12
Arroz de Festa
Maria A. de Souza

Capítulo 13
Ritos e Rituais na Dramaturgia de João das Neves
Maria do P. Socorro Calixto Marques

Capítulo 14
Baba Antropofágica: ritual e experiência do corpo coletivo
Dirce Helena Carvalho e Mara Lucia Leal

Capítulo 15
O Corpo Real-ficcional ou o Corpo Carnavalizado na Dança Cênica
Ana Carolina Mundim

Capítulo 16
A Cena Folgazã do Mamulengo
Mário Piragibe

Capítulo 17
Tensões e Incorporações: estudo sobre um caminho entre o corpo do ator e o corpo do personagem
Luiz Felipe Botelho

Capítulo 18
O “Poeta Grandão” versus o “Homenzinho do Bumba Meu Boi”: rituais, máscaras e negociações na gênese do “Teatro do Nordeste”
Luís Augusto da Veiga Pessoa Reis

Capítulo 19
Carnavalização e Mercantilização da Cultura e do Corpo
Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado

Capítulo 20
Casa 37 – Jogo e Ritual: Teatralidades contemporâneas na formação do artista/educador/pesquisador
Roberto Ives Abreu Schettini

Capítulo 21
Do Pagliaccio de Cara Branca ao Augusto de Nariz Vermelho: observações sobre rumos da máscara e maquiagem clownesca
Demian Moreira Reis

Capítulo 22
História e Rumos da Máscara Clownesca
Fabio Dal Gallo

Sobre os Autores

Orelha

Esta obra reúne textos de artistas-pesquisadores-docentes nacionais e internacionais que tecem reflexões em torno das práticas de criação, da formação em Artes Cênicas e das relações entre o teatro, o ritual e o trabalho com máscaras, especialmente na tradição da comédia dell’arte. É resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto ’Comicidade e Criação’ (PRODOC-CAPES) da área de Artes Cênicas/Teatro do Programa de Pós-graduação em Artes da UFU. 
O material aqui reunido oferece um [muitos] olhar[es] sobre esta temática aos pesquisadores brasileiros, colaborando, assim, com a produção de conhecimento na área. Boa Leitura!
Prof. Dr. Narciso Telles