Introdução à Psicologia Ambiental: pessoa e ambiente

A Psicologia Ambiental é uma jovem disciplina que trata da convivência de qualidade e evolutiva entre as pessoas e o ambiente em todas as suas instâncias. Este livro é pioneiro no Brasil, seu conteúdo é solidamente ancorado numa definição do campo da Psicologia Ambiental e de suas especificidades, bem como no esclarecimento das abordagens teóricas e dos métodos usados nesse domínio. Trata-se, portanto, de uma obra que contribui para o devido posicionamento da Psicologia Ambiental entre os demais campos da psicologia, uma vez que traz fundamentos importantes para todas as suas disciplinas. Interessa também a diversas outras áreas como ecologia, arquitetura, urbanismo, planejamento urbano, geografia social, antropologia urbana aplicada e recursos humanos. Enfim, é uma leitura essencial a todos aqueles que procuram promover uma convivência de qualidade e evolutiva entre as pessoas e o ambiente em todas as suas instâncias.

1a edição
Março/2018
R$82,00
Preço de capa
978-85-7516-815-8
ISBN
318
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Introdução

Capítulo 1
Contornos de uma disciplina
Breve história da psicologia ambiental, contribuições e utilidade
Especificidade e posição em relação às outras disciplinas
Psicologia social e ambiental
As dimensões culturais e temporais

Capítulo 2
Abordagens e quadros teóricos
Abordagens deterministas
Abordagens interacionais e transacionais
O controle como conceito explicativo das relações com o ambiente
As abordagens sistêmicas

Capítulo 3
Elementos metodológicos
O funcionamento heurístico desta disciplina
As abordagens multimétodo em psicologia ambiental
Os métodos de avaliação ambiental
A aplicação: da pesquisa à intervenção

Capítulo 4
Os espaços privados
Os espaços privados e privativos (os territórios primários)
A apropriação, as demarcações e a gestão da intimidade
Os espaços de trabalho

Capítulo 5
Territórios partilhados e espaços semipúblicos
As relações com o ambiente habitacional
Territórios de proximidade e comunidades
Os espaços institucionais e a sua gestão
O bem-estar e o conforto

Capítulo 6
Do espaço público ao ambiente urbano
As condições ambientais urbanas
Ambiente urbano e estresse
Os comportamentos em meio urbano
Cidades e anomias: vandalismo

Orelha

A Psicologia Ambiental é uma jovem disciplina, que vem a contribuir para que se compreendam as raízes dos comportamentos humanos no que se refere ao ambiente. Embora seja bem conhecida a mútua influência entre o homem e o seu entorno, pouco se tem conseguido em termos de uma ação efetiva para se obter harmonia nessa relação.  

As percepções que as pessoas têm de seu habitat, de seu meio natural, do arranjo do espaço, do conforto, da segurança, da qualidade de vida, habitação, área de trabalho, escola e lugares de lazer são também determinantes das condições em que elas agem em prol do ambiente e do desenvolvimento sustentável, engajando-se em novos comportamentos.  

Este livro, pioneiro na área no Brasil, apresenta essa perspectiva de análise das interações entre o ser humano e o ambiente, a qual se baseia, sobretudo, na pessoa e seus mecanismos de comportamento ante os fenômenos que a circundam. Partindo dos círculos mais íntimos de relacionamento, como a família, explora-se todo um universo de relações nos âmbitos da vizinhança, do bairro, do trabalho, da cidade, que chegam até o meio ambiente planetário.  

Tal estudo é solidamente ancorado numa definição do campo da Psicologia Ambiental e de suas especificidades, bem como no esclarecimento das abordagens teóricas e dos métodos usados nesse domínio.  

Trata-se, portanto, de uma obra que contribui para o devido posicionamento da Psicologia Ambiental entre os demais campos da psicologia, uma vez que traz fundamentos importantes para todas as suas disciplinas. Interessa também a diversas outras áreas como ecologia, arquitetura, urbanismo, planejamento urbano, geografia social, antropologia urbana aplicada e recursos humanos. Enfim, é uma leitura essencial a todos aqueles que procuram promover uma convivência de qualidade e evolutiva entre as pessoas e o ambiente em todas as suas instâncias.

Referencia

MOSER, Gabriel. Introdução à Psicologia Ambiental: pessoa e ambiente. Campinas: Alínea, 2018.
Veja Também