Gestão Educacional no Contexto da Territorialização
Para melhor compreender o modo como a sociedade civil organizada trata a educação local, este livro traz, à luz da realidade metropolitana, a relação existente entre a educação e a comunidade, considerando o modo como ocorreu o processo educativo, ao longo dos anos, e as características sociais, políticas e econômicas da região, de modo que fundamentem a necessidade de uma política pública educacional calcada na realidade territorial.
- 1a edição
- Setembro/2007
- R$40,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-208-8
- ISBN
- 122
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
- Português
- Idioma
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Sumário
ApresentaçãoIntrodução
Capítulo 1.
Gestão Educacional na Perspectiva das Políticas Públicas
Gestão educacional: construções conceituais e analíticas
Gestão democrática e de qualidade: seus significados e alcances
Política pública e sua interface com a gestão educacional
Gestão democrática e de qualidade: seus significados e alcances
Política pública e sua interface com a gestão educacional
Capítulo 2.
Tratando dos Elementos da Territorialização
Dinâmica organizacional do espaço: a sociedade em movimento
Área de transição e sua diversidade
Território em transição no contexto educacional
Área de transição e sua diversidade
Território em transição no contexto educacional
Capítulo 3.
Metropolização como Ação Educativa
Metropolização como política de ação
Superação do estranhamento na metropolização
Superação do estranhamento na metropolização
Capítulo 4.
Expondo uma Realidade Metropolitana
A criação de uma região metropolitana
Expressão físico-social da área de transição objeto
Educação e comunidade: uma práxis
Expressão físico-social da área de transição objeto
Educação e comunidade: uma práxis
Capítulo 5.
Concepções dos Gestores
Visão de metropolização
Entendimento do território
Percepção de gestão
Entendimento do território
Percepção de gestão
Considerações Finais
Referências
Bibliografica