Ética e Gestão Educacional

Almiro Schulz
O livro é resultado de uma larga revisão bibliográfica relativa às palavras-chave: organização, Gestão, ética e educação, bem como, da experiência do autor em educação e de pesquisas em desenvolvimento. Tem como público-alvo aqueles que apostam em uma formação universitária, com vistas a uma sociedade mais justa e mais feliz, ou seja, dirigentes de educação escolar - em seus diferentes níveis.
1a edição
Abril/2008
R$36,00
Preço de capa
978-85-7516-247-7
ISBN
130
Páginas
140 x 210 mm
Formato

Exclusivo para Professores

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Sumário

Prefácio

Introdução

Capítulo 1
Teorias Éticas como Parâmetro para Gestão das Organizações Educacionais Superiores

Conceituações: organização, gestão e ética
Teorias éticas
Implicações e parâmetros éticos no processo de gestão

Capítulo 2
Decisão Ética no Processo da Gestão Organizacional

Conceito do fenômeno da decisão
Liberdade e decisão
Responsabilidade e decisão
Gestão e decisão
Dimensão ética da decisão
A ética como critério de decisão
Decisão ética, segundo robbins
Valores como critério de decisão
Consciência como critério de decisão
Normas como critério de decisão

Capítulo 3
Desafio de uma Gestão Voltada para a Formação Ética

Importância do assunto
Responsabilidade das IES com a formação ético-moral e de valores
Concepção de valor e de moral - implicações
Educação ou formação para os valores e a moral
Formação de valores
Formação da moral
Equacionar desafios para políticas voltadas para a formação ética

Capítulo 4
Educação para as Virtudes

Concepção sobre o que são virtudes
A importância das virtudes para as relações sociais
Desenvolvimento das virtudes
Em relação à importância dada ao assunto
O que pode ser entendido por educação das virtudes
A possibilidade da educação e do ensino das virtudes
Modelo e formas da educação nas virtudes
Atribuição de responsabilidade para a educação das virtudes
Formação das virtudes e educação escolar

Considerações Finais

Referências