Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva

Vera Pessagno Brescia

A fim de fundamentar uma autêntica cruzada em favor da expansão e da melhoria da educação musical entre nós, a autora, além de recorrer às próprias vivências de psicóloga, professora e intérprete consagrada do bel-canto, valeu-se de dois recursos essenciais. O primeiro é a grande massa de investigações científicas, estudos e ensaios sobre a natureza da música e suas bases psicológicas e pedagógicas, aqui sintetizados. O segundo refere-se a ampla e meticulosa pesquisa realizada por Vera Pessagno Bréscia junto ao Projeto Guri, que envolveu crianças, seus professores e renomados especialistas paulistas em educação musical, pesquisa cujos resultados bastante positivos são aqui ressaltados.

2a edição
Revisada
Setembro/2011
R$42,00
Preço de capa
978-85-7516-493-8
ISBN
148
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Primeira Parte
1. A natureza da música
2. Teorias sobre as origens da música
3. Música e comunicação
4. Efeitos da música nas pessoas
5. Música e religião
6. A psicologia e a música
7. Testes psicológicos de aptidão musical
8. A música a serviço da psicoterapia
9. Musicoterapia
10. Efeitos físicos da música
11. Efeitos psicológicos
12. Pesquisa avalia efeitos da música em pacientes com câncer
13. Um modelo de aprendizagem − ensino aplicado à educação musical
14. A música como recurso a serviço do desenvolvimento de crianças e adolescentes
15. O ensino da música nas escolas
16. Dificuldades no ensino
17. Educação musical: uma perspectiva preventiva
18. O ensino da música

Segunda Parte
1. Projeto Guri
2. Os resultados
3. Conclusões

Referências

Apêndice: Pólos do Projeto Guri em funcionamento – 2003

Orelha

Todos os seres humanos têm o direito de compartilhar do banquete da vida. A música figura entre as mais finas e gostosas iguarias desse festim, de que devem participar homens e mulheres, pobres e ricos, pessoas de todas as idades, de qualquer nacionalidade e em qualquer época. A música é de todos.
Ao longo destas páginas, a autora deixa claro seu propósito maior: contribuir para a plena democratização da educação musical no país, de modo que todos amem a música, saibam apreciá-la e executá-la, assimilem as habilidades e os conhecimentos básicos a ela ligados, cultivem as atitudes e os valores que se relacionam com a arte dos sons. Paralelamente a esse propósito, advoga a aprendizagem musical como um recurso preventivo, a serviço da cidadania responsável e como estratégia valiosa na prevenção de problemas individuais e sociais: criminalidade e delinquência, tóxicos, dissolução dos costumes, violência e outros, assim como na preservação da saúde mental e no fomento da cidadania responsável.
A fim de fundamentar uma autêntica cruzada em favor da expansão e da melhoria da educação musical entre nós, a autora, além de recorrer às próprias vivências de psicóloga, professora e intérprete consagrada do bel-canto, valeu-se de dois recursos essenciais. O primeiro é a grande massa de investigações científicas, estudos e ensaios sobre a natureza da música e suas bases psicológicas e pedagógicas, aqui sintetizados. O segundo refere-se a ampla e meticulosa pesquisa realizada por Vera Pessagno Bréscia junto ao Projeto Guri, que envolveu crianças, seus professores e renomados especialistas paulistas em educação musical, pesquisa cujos resultados bastante positivos são aqui ressaltados.

Veja Também