Didática Geral: um olhar para o futuro

Ao contrário de apresentar uma única vertente ideológica, política, filosófica, ou eleger um modelo curricular, a autora prefere indicar a síntese das principais visões do homem no mundo, reveladoras da evolução do pensamento humano, na esperança de favorecer os leitores na escolha de metodologias de ensino/aprendizagem, mais próximas das necessidades do cidadão do início do século XXI.

4a edição
Revisada
Outubro/2013
R$51,00
Preço de capa
978-85-7516-669-7
ISBN
242
Páginas
14 x 21 cm
Formato

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Introdução

Capítulo 1
Diferentes Perfis de um Docente
Conceitos possíveis para o termo “educação”
Conceitos específicos – professor/educador
Conclusão

Capítulo 2
Comportamento do Aluno Durante o Processo de Ensino/Aprendizagem
Conceitos
Causas da indisciplina e possíveis soluções para orientar a atividade do aluno para o estudo
Responsabilidades específicas dos docentes
Conclusão

Capítulo 3
Evolução da Educação na História
Período precedente à Era Cristã
A Era Cristã até o final da Idade Média
Idade Moderna
Conclusão

Capítulo 4
História da Educação Brasileira
Período colonial
Período do reinado
Período imperial
Período republicano
Conclusão

Capítulo 5
Política e Educação
Conceito de Estado
Ideologia
Ideologias conceitualmente puras
Conclusão

Capítulo 6
Filosofia e Educação
Filosofia, moral e ética
Correntes filosóficas influenciadoras da moral e ética em educação
Conclusão

Capítulo 7
Planejamento
História do planejamento
Conceito de planejamento
O que o planejamento deve prever
Planejamento ideal e real
Conclusão

Capítulo 8
Questões Curriculares
Escolas pedagógicas
Conceito de currículo
Cuidados de um professor ao ser contratado por uma escola
Fonte do currículo
Cuidados pedagógicos
Currículo auxiliado por outras ciências
Conclusão

Capítulo 9
O “Porquê” e o “Para quê” da Educação
Conceitos
Objetivos específicos e o artigo 207 da Constituição Brasileira de 1988
Características dos objetivos
Conclusão

Capítulo 10
A Quem a Escola Presta Serviços?
Conceito
Classes sociais
Estrutura social
Mobilidade social
Convivência social
Educação para atender diferenças
Conclusão

Capítulo 11
Planos Educacionais
Esquema mínimo de um projeto
Conclusão

Capítulo 12
Metodologia: a teoria
Questões teóricas
Ciências auxiliares
Conclusão

Capítulo 13
Metodologia: aplicações
Metodologia para desenvolvimento da ação docente
Metodologia voltada para a aprendizagem (discente)
Questão do tempo
Relatos
Conclusão

Capítulo 14
Avaliação
Avaliações usadas na educação escolar
Critérios de avaliação
Cuidados no julgamento
Diferentes formas de se expressar os resultados
Referencial para o sucesso docente
Conclusão

Apêndices
Apêndice 1. Evolução do pensamento científico na história
Apêndice 2. Pesquisa e Ensino de Ciências no Brasil
Apêndice 3. História do Ensino da Língua Portuguesa no Brasil
Apêndice 4. História do Ensino da Língua Estrangeira – Inglês no Brasil

Bibliografia

Orelha

No decorrer dos anos em que a população acadêmica e docente consultou a primeira edição deste livro, muitas alterações sociais e políticas ocorreram no sistema educacional brasileiro. Por outro lado, colegas e alunos contribuíram com observações valiosas que permitiram manter alguns textos, melhorar outros e anexar uns mais.
A base fundamental, entretanto, permanece a mesma: um exemplo de projeto didático é colocado na Introdução, apontando para as partes que devem ser incluídas em um Projeto Pedagógico. No decorrer de cada capítulo, esse exemplo vai sendo aprofundado, para que se entenda como o perfil didático, político, filosófico de cada docente pode direcionar intenções na educação de cada um de seus alunos.
Ao contrário de apresentar uma única vertente ideológica, política, filosófica, ou eleger um modelo curricular, a autora prefere indicar a síntese das principais visões do homem no mundo, reveladoras da evolução do pensamento humano, na esperança de favorecer os leitores na escolha de metodologias de ensino/aprendizagem, mais próximas das necessidades do cidadão do início do século XXI.

Referencia

TOSI, Maria Raineldes. Didática Geral: um olhar para o futuro. 4. ed. Campinas: Alínea, 2013.
Outros livros do(s) autor(es)