Mario Alighiero Manacorda

Nasceu em Roma, em 9 de dezembro de 1914. Formou-se em Letras na Universidade de Pisa, onde estudou também Pedagogia. Após um ano de aperfeiçoamento na Universidade de Frankfurt, na Alemanha, passou a ensinar nos liceus e institutos de magistério, iniciando, ao mesmo tempo, suas atividades de tradutor e estudioso dos clássicos literários e histórico-políticos. Entre os anos de 1954 e 1957, como diretor das Edições Rinascita, deu sequência, especialmente, às coleções Os clássicos do marxismo, Pequena biblioteca marxista e Nova Biblioteca de Cultura.
Concomitantemente, especializava-se cada vez mais em questões pedagógicas e colaborava com numerosos jornais e revistas como Rinascita, Società, Il Contemporaneo, Rassegna Sovietica, Studi Storici, Ulisse, Il Calendario del Popolo e revistas pedagógicas, dentre as quais Voce della scuola democratica da qual foi diretor durante vários anos, Scuola e Costituzione e, de modo especial, Riforma della scuola que vinha dirigindo juntamente com Lucio Lombardo Radice.
Membro de associações de educadores, como a Associação de Defesa e Desenvolvimento da Escola Pública Italiana, e integrante da seção pedagógica do Instituto Gramsci e da Comissão Cultural do Partido Comunista Italiano, participou ativamente de todas as lutas educacionais da segunda metade do século XX. Tinha gosto especial pela filologia e, de forma feliz, soube combinar os estudos filológicos com a teoria e a história da educação.

Livros Publicados
  1. Marx e a Pedagogia Moderna
    Marx e a Pedagogia Moderna
    Mario Alighiero Manacorda
  2. O Príncipio Educativo em Gramsci
    O Príncipio Educativo em Gramsci
    Mario Alighiero Manacorda
  3. Karl Marx e a Liberdade
    Karl Marx e a Liberdade
    Mario Alighiero Manacorda