Igor Renato Bertoni Olivares

Doutor em Ciências (Química Analítica) pela USP, mestre em Ambiente e Saneamento pela UNICAMP, graduado em Química pela PUC-Campinas e Técnico em Petroquímica.

Na área de qualidade, trabalhou durante mais de oito anos (1995-2003), no departamento da qualidade na Magneti Marelli (empresa do grupo FIAT) com implantação, auditoria e treinamento de diferentes normas de gestão como: ISO9001; QS9000; TS16949; ISO14001; ISO/IEC 17025.

No laboratório de Cromatografia (CROMA) do Instituto de Química da USP, atuou durante mais de cinco anos na área de qualidade oferecendo suporte técnico ao Sistema de Gestão da Qualidade do laboratório e respondendo como Gerente da Qualidade durante todo o processo de implantação e acreditação da BPL no INMETRO, tendo publicado diversos trabalhos.  

Atualmente, é professor do Instituto de Química da USP, campus de São Carlos (desde 2007), onde leciona as disciplinas: ISO/IEC 17025; ISO 14001; Ferramentas da Qualidade — Validação e Cálculo de Incerteza; Introdução à Gestão de Qualidade em Química e Gestão de Qualidade em Química na Saúde Pública.

No INMETRO , faz parte do quadro de avaliadores externos para estimar laboratórios e organismos de certificação de produtos e sistemas.

Fora do ambiente universitário, desenvolve trabalhos de pesquisa em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), oferecendo também treinamentos e consultorias a empresas privadas e públicas.

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cromatografia e Técnicas de Preparo de Amostras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Cromatografia, Técnicas de Preparo de Amostras, Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO/IEC 17025, BPL.

Livros Publicados
  1. Gestão de Qualidade em Laboratórios
    Gestão de Qualidade em Laboratórios
    Igor Renato Bertoni Olivares
  2. Laboratory Quality Management
    Laboratory Quality Management
    Igor Renato Bertoni Olivares