Amostragem em Pesquisas Socioeconômicas

Henrique Dantas Neder
De uma forma simples e direta, o livro aborda uma das mais necessárias metodologias para a realização de uma pesquisa socioeconômica: como planejar e conduzir uma amostra com o objetivo de estimar parâmetros referentes a indicadores.
O texto percorre o essencial da teoria da amostragem e concentra-se nas principais técnicas voltadas para uma aplicação prática. Diversos problemas que surgem no cotidiano de um pesquisador, em termos de amostragem, são relatados no corpo principal e complementados com a exposição de alguns estudos de casos, que tornam a apresentação bastante realista.
O trabalho pode ser utilizado tanto com objetivos acadêmicos, em um curso de estatística básica, como para a orientação de pesquisadores, que estão interessados em definir e planejar uma amostra que vise à estimativa de parâmetros quantitativos. Diversos exemplos baseados em pesquisas socioeconômicas são apresentados e discutidos. Com isso, espera-se contribuir com o preenchimento de uma lacuna que distancia a teoria da aplicação prática em uma das principais áreas da estatística.
1a edição
Abril/2008
R$40,00
Preço de capa
978-85-7516-251-4
ISBN
112
Páginas
140 x 210 mm
Formato
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Sumário

1. Introdução

2. Termos e Definições de Amostragem

Métodos de Seleção de Amostras
Delineamentos de Amostras

3. Variáveis Aleatórias e Distribuições Amostrais

4. Estimação

5. Amostragem Aleatória Simples
Exemplos de aplicação

6. Dimensionamento de Amostras
Tamanho amostral para Amostra Aleatória Simples (AAS)
Tamanho Amostral com Correção de População Finita

7. Amostragem Aleatória Estratificada
Escolha das variáveis de estratificação
Distribuição da Amostra por Estratos

8. Ponderação da Amostra

9. Pós-estratificação ou Estratificação após a Amostragem

10. Amostragem com Probabilidade Desigual

11. Amostragem por Conglomerados

12. Procedimentos de Campo para Seleção de Amostras Domiciliares
Método da Segmentação
Método do Passeio Aleatório - Versão 1
Método do Passeio Aleatório - Versão 2
Amostragem por área

13. Amostragem utilizando recursos de informática
Utilização do Excel
Utilização do SPSS
Utilização do Stata
Utilização do SAS

14. Bootstrapping

15. Exercícios

16. Estudos de casos
1. Amostragem em Múltiplos Estágios - caso 1
2. Amostragem Estratificada e expansão com pesos diferenciados - caso 2
3. Estimativas de índices de pobreza e de distribuição de renda em uma amostra complexa - caso 3

Referências