Adolescência e Escolarização numa Perspectiva Crítica em Psicologia Escolar

Ana Karina Amorim Checchia

A relevância deste livro consiste na articulação entre adolescência e escolarização, tema pouco desenvolvido na área de Psicologia Escolar, bem como no questionamento da concepção hegemônica no campo da Psicologia sobre a adolescência, a partir de uma perspectiva crítica em que se enfatiza a constituição social e histórica dos fenômenos, em oposição à sua naturalização.

1a edição
Novembro/2010
R$37,00
Preço de capa
978-85-7516-423-5
ISBN
158
Páginas
14 x 21cm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Prefácio

Apresentação

CAPÍTULO 1
Introduzindo Questões sobre Adolescência e Escolarização

Explicitação do referencial teórico utilizado: uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar
Apontamentos gerais sobre a adolescência


CAPÍTULO 2
Psicologia e Adolescência: uma história marcada pela naturalização desse fenômeno

O predomínio de uma concepção naturalizante
A naturalização em questão: uma concepção sócio-histórica sobre a adolescência no campo da Psicologia


CAPÍTULO 3
Caminhos Percorridos pela Pesquisa: apontamentos sobre o método utilizado

Participantes
Trajetória do trabalho de campo
Análise


CAPÍTULO 4
O que Dizem os Jovens Alunos

A condição de alunos adolescentes
Relação com demais participantes do contexto escolar
Considerações e sentimentos relativos ao dia a dia escolar
Críticas e propostas referentes à educação escolar
O sistema de avaliação e reprovação
Recado dos jovens para a sociedade: o Partido dos Adolescentes da Nação


CAPÍTULO 5
Considerações sobre Adolescência e Escolarização à Luz de uma Perspectiva Crítica em Psicologia Escolar

Anexo
Documento Elaborado pelos Alunos

Referências