Filosofia e Educação no Emílio de Rousseau: o papel do educador como governante

Cláudio A. Dalbosco (org.)

Este projeto assenta-se na convicção de que a formação consistente de novas gerações e, por conseguinte, a elevação cultural e moral da humanidade dependem muito do diálogo com a tradição cultural passada, de modo especial, com obras e autores clássicos. Filosofia e Educação no Emílio de Rousseau: o papel do educador como governante pretende ser um comentário coletivo de uma das maiores obras da pedagogia ocidental e, portanto, de pensamentos relacionados com a natureza e a especificidade do saber pedagógico e de sua relação com ideias filosóficas. Nesse sentido, o Emílio ou da Educação é uma das poucas obras da história da cultura ocidental que consegue vincular organicamente filosofia e pedagogia, mostrando-nos a origem filosófica dos problemas pedagógicos e, ao mesmo tempo, a base pedagógica do genuíno exercício filosófico.

1a edição
Março/2011
R$43,00
Preço de capa
978-85-7516-449-5
ISBN
244
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Considerações Introdutórias: o Émile de Rousseau e a Importância de Estudar os Clássicos
Claudio A. Dalbosco

PRIMEIRA PARTE
O Projeto de Educação Natural e Social

Capítulo 1
Da Educação Natural e da Educação Social (Moral) no Émile de Rousseau
Cláudio Almir Dalbosco

Capítulo 2
Emílio ou da Educação: uma visão panorâmica da obra
Gilberto Luiz Tomazelli

Segunda Parte
Educação Natural na Infância

Capítulo 3
Educação na Primeira Infância e o Papel do Educador no Livro I
Maurício Rebelo Martins

Capítulo 4
A Educação na Segunda Infância e o Papel do Educador no Livro II
Almir Paulo dos Santos

Terceira Parte
Educação Social na Adolescência

Capítulo 5
A Educação no Terceiro Estado da Infância e o Papel do Educador no Livro III
Eldon Henrique Mühl

Capítulo 6
A Educação do Adolescente e o Papel do Educador no Livro III
Sueli Pokojeski

Quarta Parte
Educação Moral e Política na Juventude

Capítulo 7
Natureza, Sociabilidade e o Papel do Educador no Livro IV
Adroaldo Stürmer

Capítulo 8
A Formação Moral e o Papel do Educador no Livro IV do Emílio
Ângelo Vitório Cenci

Capítulo 9
Emílio: política e educação
Claudio Boeira Garcia

Quinta Parte
Trabalho, Paixão e Legado Pedagógico

Capítulo 10
O Tratamento das Paixões na Reflexão do Emílio de Rousseau
Arlei de Espíndola

Capítulo 11
Rousseau e seu Legado Pedagógico
Jaime Giolo

Capítulo 12
Emílio Aprendiz de Artesão: o papel do trabalho na formação do homem
Vanderlei de Oliveira Farias

Sobre os Autores

Orelha