Teorias da Criatividade

Mônica Souza Neves-Pereira e Denise de Souza Fleith (orgs.)

Pensando em alunos de graduação, pós-graduação e pesquisa, bem como nos profissionais de educação, psicologia, negócios, publicidade, arte e outros campos, decidimos escrever este livro, que apresenta seis teorias relevantes e que vêm orientando estudos sobre Criatividade. Trata-se de uma proposta inédita em língua portuguesa, uma vez que não há, ainda, nenhum material impresso ou publicado com essa finalidade. Desejamos oferecer elementos para o aprofundamento do estudo, do debate e da prática nessa área tão essencial e fascinante.

1a edição
Fevereiro/2020
R$52,00
Preço de capa
978-85-7516-888-2
ISBN
172
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Introdução

Capítulo 1
Dimensões da criatividade segundo Paul Torrance
Solange Muglia Wechsler e Tatiana de Cássia Nakano

Capítulo 2
O modelo componencial de criatividade de Teresa Amabile
Denise de Souza Fleith, Daniela Vilarinho-Rezende e Eunice Maria Lima Soriano de Alencar

Capítulo 3
A teoria do investimento em criatividade de Robert Sternberg e Todd Lubart
Paulo Sousa Gomes Filho

Capítulo 4
O modelo sistêmico da criatividade de Mihaly Csikszentmihalyi
Mônica Souza Neves-Pereira e Denise de Souza Fleith

Capítulo 5
O modelo da imaginação criativa de Lev Vygotsky
Mônica Souza Neves-Pereira e Jane Farias Chagas-Ferreira

Capítulo 6
Psicologia cultural da criatividade
Vlad Petre Glăveanu e Mônica Souza Neves-Pereira

Orelha

A psicologia da criatividade vem trilhando uma trajetória de sucesso em que novos modelos teóricos emergem e compõem, com teorias tradicionais, um rico cenário de pesquisa e conhecimentos. Neste momento histórico, um desafio coloca-se para os estudiosos da área: a organização, contextualização e apresentação da produção teórica sobre o tema.

Pensando em alunos de graduação, pós-graduação e pesquisa, bem como nos profissionais de educação, psicologia, negócios, publicidade, arte e outros campos, decidimos escrever este livro, que apresenta seis teorias relevantes e que vêm orientando estudos sobre criatividade.

Abordando tanto modelos teóricos clássicos como emergentes, Teorias da Criatividade procura mostrar, assinalando os caminhos históricos e biográficos dos autores estudados, de que maneira cada teoria entende o desenvolvimento do processo criativo e como esse fenômeno pode e deve ser potencializado nas diversas áreas das atividades humanas.

São também discutidas as críticas suscitadas pelas teorias, o que, certamente, proporciona uma visão da abrangência e das limitações de cada uma, assim como permite compará-las com mais clareza ante suas semelhanças, divergências e apropriações.

Trata-se de uma proposta inédita em língua portuguesa, uma vez que não há, ainda, nenhum material impresso ou publicado com essa finalidade. Desejamos oferecer elementos para o aprofundamento do estudo, do debate e da prática nessa área tão essencial e fascinante.