Teoria da Subjetividade: contribuições das pesquisas para a prática educacional
O presente livro apresenta estudos e pesquisas, à luz da Teoria da Subjetividade de González Rey, tendo como foco principal investigar o movimento da escola, da sala de aula, da formação docente, bem como as circunstâncias de serviços prestados, organização, gestão e inovação educativas que circundam o mundo escolar e educacional.
- 1a edição
- Abril/2025
- R$82,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-086-1
- ISBN
- 232
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual


Sumário
Prefácio
Bernardete A. Gatti
Apresentação
Capítulo introdutório
Teoria da Subjetividade como Base Conceitual de Pesquisas que se Desdobram em Compreensões para Práticas Educacionais
Cristina Massot Madeira-Coelho
DIMENSÃO 1.
Questões Pedagógicas em Seus Espaços Constitutivos
Capítulo 2
O Diretor Escolar em Foco: contribuições para a ação favorecedora da inovação
Gláucia Melasso Garcia de Carvalho e Albertina Mitjáns Martínez
Capítulo 3
Coordenação Pedagógica e Produção Subjetiva: análises e contribuições para o avanço do trabalho docente
Elias Batista dos Santos e Maria Carmen Villela Rosa Tacca
Capítulo 4
Atribuições da Psicologia Escolar: desdobramentos a partir da teoria da subjetividade
Raquel de Alcântara e Cristina Massot Madeira-Coelho
DIMENSÃO 2.
A Prática Educativa: desafios e novas proposições
Capítulo 5
Subjetividade Social e Inclusão: o lugar do diagnóstico médico no espaço escolar
Kátia Regina do Carmo Pereira e Maria Carmen Villela Rosa Tacca
Capítulo 6
Uma Concepção Construtivo-Interpretativa da Avaliação Psicológica: contribuições para o campo da educação
Marília dos Santos Bezerra, Cristina Massot Madeira-Coelho e Maria Carmen Villela Rosa Tacca
Capítulo 7
Desafios na Sala de Aula: contribuições da Teoria da Subjetividade no estudo da indisciplina escolar
Maria do Socorro Martins Lima e Maria Carmen Villela Rosa Tacca
Capítulo 8
Sala de Aula de Portas Abertas para a Criatividade: propostas para ações pedagógicas
Carolina Torres Oliveira e Albertina Mitjáns Martínez
DIMENSÃO 3.
Aprendizagem Docente, Produção de Conhecimento, Formação e Constituição Subjetiva dos Profissionais da Educação
Capítulo 9
Aprendizagem de Professoras na Ação Pedagógica: contribuições para a organização da escola como contexto de aprendizagem profissional
Valdívia de Lima Pires Egler e Albertina Mitjáns Martínez
Capítulo 10
Movimentos da Ação Docente: experiências e recursos subjetivos na produção de saberes pedagógicos
Elisângela Duarte Almeida Mundim e Maria Carmen Villela Rosa Tacca
Capítulo 11
A Formação de Professores na Perspectiva da Subjetividade
Adriana Ziemer Gallert, Maria Carmen Villela Rosa Tacca e Cristina Massot Madeira-Coelho
Orelha
Dar visibilidade aos estudos realizados no âmbito de seus resultados, conclusões e contribuições, aparece como um importante objetivo da pesquisa acadêmica, na expectativa de que a produção do conhecimento alcance seu público-alvo.
Este livro expressa essa preocupação de um grupo de professores do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, que assume a perspectiva teórica da Teoria da Subjetividade, de González Rey, em seus trabalhos. Essa abordagem e o princípio de compartilhamento de ideias organizaram a publicação, em 2019, do livro Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco, que trouxe pesquisas produzidas por alunos do curso de Mestrado.
Novos trabalhos foram sendo elaborados criando-se uma demanda para edição de um segundo livro, mas trazendo, agora, teses de Doutorado apoiadas ou que as aproximavam da Teoria da Subjetividade e da Epistemologia Qualitativa de González Rey. As teses desenvolvidas reúnem discussões e reflexões teóricas e metodológicas produzidas em diferentes contextos e eventos e, por sua complexidade, possibilitam avanços também em práticas profissionais, afirmando o valor inovador da Teoria.
Na composição deste novo livro, houve a preocupação de tornar os capítulos mais próximos à realidade e demandas da área escolar e dos profissionais em sua atuação educativa. Para isso, foi solicitado aos autores que não reproduzissem a tese desenvolvida, mas que dessem relevância aos resultados da pesquisa, desdobrando-os em contribuições para a educação, oriundas das análises interpretativas realizadas.
Nessa idealização, temos um livro inovador, em termos de inspirações para o trabalho educativo nas interfaces do professor com seus alunos, aspectos da gestão e organização escolar, práticas pedagógicas e formação docente, entre outros temas, compondo o livro em 3 dimensões: 1- Questões pedagógicas em seus espaços constitutivos; 2- Prática educativa: desafios e novas proposições e 3- Aprendizagem docente, produção de conhecimento e constituição subjetiva dos profissionais da Educação.
Assim, apresentamos um livro contemporâneo intitulado: Teoria da Subjetividade: contribuições das pesquisas para a prática educacional. As reflexões e proposições procuram instigar aqueles que se identificam com a abordagem teórica em foco e, também, buscam alcançar novos leitores na direção de compreender ações e práticas pedagógicas em qualquer nível e modalidade de atuação. Convidamos educadores e profissionais da educação a pensarmos juntos a partir de uma leitura reflexiva, crítica e criativa da obra que agora socializamos, e por meio da qual queremos contribuir para a prática profissional em educação.