Sugestões para a Sala de Aula: Como Formigas Caminhando numa Trilha

José Auri Cunha (org.)
Antes de ler a 1ª parte, o professor poderá propor a exploração da sugestão do título do livro:
- O que o título faz você lembrar?
- Como é o caminhar das formigas na trilha?
- Como a formiga descobre o caminho que deve percorrer?
- Quem comanda a fila de formigas?
- Que escolhas a formiga pode fazer quanto ao percurso?
- O que você acha que vai acontecer nesta história?
- Quais serão as personagens principais deste texto?
Em seguida, o professor lê a primeira parte da história, Escolher...que difícil!, valendo-se de sua criatividade quanto à metodologia da leitura e explorando a expressividade da fala, dos gestos, de materiais diversos. Pode-se propor a montagem de uma maquete ou de um mural com a cena que se vê no quarto de Laura. Uma dramatização muda dessa primeira cena seria bastante apropriada para a empatia com a problemática que a personagem experimenta. Pode-se pedir que as crianças representem a cena simultaneamente, uma servindo de espelho para a outra.
A criança recebe seu livro após a leitura pelo professor e a encenação, quando poderá ter um tempo só para a exploração do livro. É importante deixar que vejam e que expressem suas sensações ao manusearem o livro.

Coleção Histórias que Rendem Boas Conversas...
1a edição
Fevereiro/2008
R$8,00
Preço de capa
978-85-7670-091-3
ISBN
40
Páginas
140 x 210 mm
Formato
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Como filosofar a partir de Histórias que Rendem Boas Conversas

Parte 1 - Escolher... que difícil!

1º Nó
: Laura não sabia o que usar...
A revista para garotas poderia ajudar...

2º Nó: Escolher não é coisa fácil

3º Nó: As imagens eram rápidas, não passavam pela percepção...

4º Nó: Será que sem a tevê...
Era mais fácil escolher?

5º Nó: ...Uma leitura sobre hábitos do passado...

6º Nó: Tudo era parecido, feito plantação de café ou trigo...
Os assuntos e as pessoas pareciam todos iguais...

Parte 2 - Mudar... é possível?

7º Nó: 'Arrume toda esta bagunça e só depois fale comigo!'

8º Nó: Crise de nadismo

9º Nó: Pela primeira vez percebeu-se inteira. Deu um fim às etiquetas...

10º Nó: Você comprou tudo o que tenho para mim!

11º Nó: ...Esta revolução começou por e-mail...

12º Nó: A gente é como formiga caminhando numa trilha, sob as ordens de uma rainha...

Parte 3 - Fim de festa... outra conversa

13º Nó: Televisão é coisa séria porque forma opinião, como fazia calipso...

14º Nó: ...Agora é com você!