SELIC: O mercado brasileiro de dívida pública

Com a instituição do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) em 1979, criou-se no Brasil o mercado de dívida pública, em que se realizam as operações de mercado aberto da política monetária bem como os financiamentos de déficits e administração de dívida do Tesouro Nacional. Ou seja, no SELIC se fazem as políticas monetária e fiscal do país. Este livro apresenta de maneira sistematizada o mercado SELIC desde sua origem até seu funcionamento atual. Ele serve ao leitor que busca conhecimentos na área de Economia e Finanças, ao público acadêmico especializado em economia (pesquisadores, economistas, alunos de graduação e de pós-graduação), e ao público em geral que se interessa por economia brasileira.

1a edição
Fevereiro/2021
R$49,00
Preço de capa
978-65-5755-019-9
ISBN
134
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Introdução

Capítulo 1
Mercados Monetários: o que são e como funcionam

Capítulo 2
Mercado de Dívida Pública: funções e operacionalidade

Capítulo 3
A História do Mercado Brasileiro de Dívida Pública: dos primórdios ao SELIC
Do surgimento do SELIC aos anos 2000
A operacionalidade atual do Mercado SELIC

Capítulo 4
Temas Relacionados ao Mercado de Dívida Pública Brasileiro
O mecanismo de zeragem automática
A indexação financeira
As Letras Financeiras do Tesouro (LFTs)
O perfil de curto prazo e as dificuldades em se alongar a dívida pública brasileira
As operações compromissadas do Banco Central

Capítulo 5
Implicações da Institucionalidade do Mercado de Dívida Pública Brasileiro: um debate sobre a atualidade do Mercado SELIC

Conclusão

Lista de Abreviaturas e Siglas

Referências
Bibliografia

Orelha

Com a instituição do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) em 1979, criou-se no Brasil o mercado de dívida pública, em que se realizam as operações de mercado aberto da política monetária bem como os financiamentos de déficits e administração de dívida do Tesouro Nacional. Ou seja, no SELIC se fazem as políticas monetária e fiscal do país.

Contudo, o mercado SELIC não é um tema comum no debate econômico brasileiro, mesmo que diversos elementos como a taxa SELIC, as operações compromissadas do Banco Central, os leilões de títulos do Tesouro Nacional, que são inerentes a ele, estejam costumeiramente nos meios de comunicação e na análise especializada em economia.

Portanto, o mercado de dívida pública é muito importante para todo o funcionamento da economia brasileira.

Este livro apresenta de maneira sistematizada o mercado SELIC desde sua origem até seu funcionamento atual. Neste bojo, discutem-se características dele e suas ressonâncias sobre o Sistema Financeiro Nacional, tais como os investimentos financeiros no país serem essencialmente de curto prazo, as altas taxas de juros cobradas pelos bancos e instituições financeiras para fornecer crédito ao público, as dificuldades impostas ao desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil, entre outras.

Assim, este estudo retrata o mercado SELIC de forma simples e didática. Ele serve ao leitor que busca conhecimentos na área de Economia e Finanças, ao público acadêmico especializado em economia (pesquisadores, economistas, alunos de graduação e de pós-graduação), e ao público em geral que se interessa por economia brasileira.

Referencia

DORNELAS, Larissa Naves de Deus ; TERRA, Fábio Henrique Bittes. SELIC: O mercado brasileiro de dívida pública. Campinas: Alínea, 2021.
Veja Também