Psicologia e Educação: professor, ensino e aprendizagem

Geraldina Porto Witter (org.)

O livro enfoca aspectos relevantes da relação Psicologia-Educação destacando os seus principais atores, professores e alunos, no contexto do processo ensino-aprendizagem. Entretanto, não ficou esquecida a relação com a família.
É resultado do esforço de um grupo de jovens pesquisadores que se voltaram para a formação do professor e diversos aspectos da aprendizagem, tais como: autoestima, escrita, estimulação precoce, educação física, dentre outros.

Coleção Psicotemas
2a edição
Revisada
Fevereiro/2015
R$48,00
Preço de capa
978-85-7516-734-2
ISBN
300
Páginas
14 x 21 mm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Apresentação

Parte 1. Perspectivas Teóricas

Capítulo 1
A Psicologia na Formação do Professor
Liomar Maria de Souza

Capítulo 2
Autoestima e Aprendizagem Infantil
Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle

Capítulo 3
Escrita Criativa: Avaliando estratégias e procedimentos educacionais eficazes para o Ensino Fundamental
Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly

Capítulo 4
Professor: Da formação inicial à competência para ensinar
Nilza Sanches Tessaro

Capítulo 5
Estimulação em Crianças Atípicas como Fator de Inclusão
Marinez Vanucci Zamai

Capítulo 6
Educação Física: Ensino e criatividade
Alessandra Rezende Barrionovo

Capítulo 7
Estresse e Estilos Parentais
Cecília Rita Bozzo Gregorutti dos Santos

Parte 2. Pesquisas

Capítulo 8
Orientação: Perspectiva de orientandos de mestrado e doutorado
Lucy Nunes Ratier Martins e Telma Witzig

Capítulo 9
Características do Orientador e do Processo de Orientação em Iniciação Científica
Marcos Maestri e Marisa Consenza Rodrigues

Capítulo 10
Trabalho Docente, Estágio, Aulas, Psicologia e Perspectivas de Futuros Professores
Liomar Maria de Souza

Capítulo 11
Educação Inclusiva: Concepções de professores e diretores
Izabella Mendes Sant’Ana

Capítulo 12
Desempenho em Escrita entre Alunos da 4ª Série de Escolas Públicas e Particulares
Daieny Panhan Theodório

Orelha

O livro enfoca aspectos relevantes da relação Psicologia-Educação destacando os seus principais atores, professores e alunos, no contexto do processo ensino-aprendizagem. Entretanto, não ficou esquecida a relação com a família.
É resultado do esforço de um grupo de jovens pesquisadores que se voltaram para a formação do professor e diversos aspectos da aprendizagem, tais como: autoestima, escrita, estimulação precoce, educação física, dentre outros.
O professor universitário, muitas vezes, assume o papel de orientador de trabalhos de iniciação científica, dissertações e teses. A relevância dessa orientação está na formação das novas gerações de pesquisadores, ao criar recursos humanos que possam tirar o país da dependência científica e tecnológica, rumo à autossuficiência.
Os textos da primeira parte do livro são úteis como referencial teórico dos temas enfocados e sugestivos quanto a pesquisas a ser realizadas. As pesquisas desenvolvidas fornecem dados para um repensar das práticas psicopedagógicas.
Embora preocupações e participantes comuns liguem os textos, há suficiente independência entre eles, para que possam ser lidos e trabalhados separadamente.