Pesquisas Educacionais: formação e prática

Andrea Maturano Longarezi, Silvana Malusá Baraúna, Iara Vieira Guimarães

Esta coletânea reúne textos de diferentes pesquisadores brasileiros que discutem aspectos importantes sobre a pesquisa na área de Educação, com ênfase na formação e prática na Educação Básica e Superior. Os autores apresentam resultados de estudos, muitos dos quais desenvolvidos pelos grupos de pesquisas que compõem a linha Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – Mestrado e Doutorado. Assim, a obra consiste numa relevante fonte de consulta para aqueles que se ocupam de pesquisas na área, bem como para os que têm se dedicado às práticas pedagógicas desenvolvidas na educação escolar, em suas diferentes vertentes.

1a edição
Abril/2012
R$62,00
Preço de capa
978-85-7516-584-3
ISBN
292
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prólogo
Marli André

Apresentação

Parte 1 – Educação Superior

Capítulo 1
Grupos de Pesquisa e Formação de Pesquisadores
Menga Lüdke
Giseli Barreto da Cruz

Capítulo 2
Formação de Professores: pesquisas de intervenção no contexto da pós-graduação no centro-oeste brasileiro
Andrea Maturano Longarezi
Luis Eduardo Alvarado Prada
Roberto Váldes Puentes

Capítulo 3
Docência Universitária: formação e desenvolvimento profissional
Graça Aparecida Cicillini
Silvana Malusá Baraúna
Vanessa T. Bueno Campos

Capítulo 4
A Cultura Avaliativa no Interior dos Cursos de Licenciatura
Olenir Maria Mendes
Marli André

Parte 2 – Educação Básica

Capítulo 5
Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia
Selva Guimarães
Iara Vieira Guimarães
Eucidio Pimenta Arruda

Capítulo 6
Quando, Com o Quê, Onde e Como se Ensina Astronomia? Um estudo sobre as concepções de professores em formação e em serviço
Marcos Daniel Longhini
Hanny Angeles Gomide

Capítulo 7
Educação Digital do Professor e a Avaliação de Objetos de Aprendizagem
Rejane Maria Ghisolfi Silva
Janete Aparecida Pereira Melo
Arlindo José de Souza Junior

Capítulo 8
Pesquisas Escolares no Mundo Virtual: impasses e proposições
Adriana Pastorello Buim Arena
Dagoberto Buim Arena

Capítulo 9
Ensino Médio em Macapá-AP: interfaces da busca pelo currículo integrado
Oto João Petry
Ilma de Andrade Barleta

Capítulo 10
Deficiência Intelectual: reflexões sobre a prática educativa de uma professora alfabetizadora
Arlete Aparecida Bertoldo Miranda
Larissa Maciel Gonçalves Silva

Capítulo 11
Limites e Possibilidades do Lúdico no Cotidiano de Escolas de Educação Infantil
Myrtes Dias da Cunha
Reginaldo Santos Pereira
Sangelita Miranda Franco Mariano

Sobre os Autores

Orelha

Esta coletânea reúne textos de diferentes e renomados pesquisadores brasileiros que discutem aspectos importantes sobre a pesquisa na área de Educação, com ênfase na formação e prática na Educação Básica e Superior. Os autores apresentam resultados de estudos, muitos dos quais desenvolvidos pelos grupos de pesquisas que compõem a linha Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – Mestrado e Doutorado. Assim, a obra consiste numa relevante fonte de consulta para aqueles que se ocupam de pesquisas na área, bem como para os que têm se dedicado às práticas pedagógicas desenvolvidas na educação escolar, em suas diferentes vertentes.

Veja Também