Óleos e gorduras: aspectos químicos, biológicos e farmacológicos

Chistiane Mendes Feitosa e José Milton Elias de Matos (orgs.)

Os óleos e gorduras são utilizados desde a antiguidade. Atualmente, vêm sendo cada vez mais empregados na alimentação, cosmética e, sobretudo, na medicina.
O livro apresenta ao leitor, especializado ou leigo, um rico acervo teórico e prático, voltado aos óleos e gorduras, em diálogo com outras disciplinas, com o intuito de tornar a pesquisa científica acessível a todos e integrada com todas as instâncias da vida.

Átomo
1a edição
978-65-87322-08-7
ISBN
284
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
LIVRO NO PRELO
.

Orelha

Os óleos e gorduras são utilizados desde a antiguidade. Atualmente, vêm sendo cada vez mais empregados na alimentação, cosmética e, sobretudo, na medicina. Dada a importância dessas substâncias em âmbitos tão essenciais da vida humana, este livro se propõe a expor, de maneira didática, algumas pesquisas que têm sido realizadas na área, tanto nacionais como internacionais. São detalhadas várias formas de extrair e obter os lipídios, as suas estruturas químicas , os conhecimentos fundamentais para estudá-los, bem como a ação deles no organismo e impactos na saúde, como no combate à doença de Alzheimer e ao câncer, na fabricação de vacinas, dentre outros.
Por esses compostos serem obtidos de fontes naturais, vegetais ou animais, estudá-los implica, também, questões ecológicas de exploração do meio ambiente, o que coloca o Brasil, como grande detentor de recursos naturais, no centro desse debate que engloba questões legais, sociais e econômicas.
Desse modo, o livro apresenta ao leitor, especializado ou leigo, um rico acervo teórico e prático, voltado aos óleos e gorduras, em diálogo com outras disciplinas, com o intuito de tornar a pesquisa científica acessível a todos e integrada com todas as instâncias da vida.