O Pensamento de Rudolf Steiner no Debate Científico

Para Steiner, o conhecimento é sempre entendido como relação e só tem sentido se leva a aprendizado e mudança da própria pessoa. A obra sugere a reorganização do olhar em torno da educação, considerando diferentes dimensões do humano. Busca-se resgatar a contribuição de um dos grandes pensadores da humanidade, cujo pensamento complexo nos confronta com perguntas fundamentais e nos permite reorientar o nosso fazer pedagógico na busca de uma educação adequada ao desenvolvimento humano.

1a edição
Fevereiro/2014
R$58,00
Preço de capa
978-85-7516-673-4
ISBN
250
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Apresentação

Capítulo 1
O Significado do Pensamento Filosófico para a Pedagogia Waldorf
Marcelo da Veiga

Capítulo 2
A Relação entre Homem e Natureza na Pedagogia Waldorf
Francine Marcondes Castro Oliveira e Sonia Buck

Capítulo 3
A Dimensão Estética na Educação Ecológica da Pedagogia Waldorf
Jonas Bach Jr. e Andreia A. Marin

Capítulo 4
A Influência de Goethe no Pensamento Steineriano e na Pedagogia Waldorf
Rosely A. Romanelli

Capítulo 5
Arte só para Artistas? Considerações a partir de R. Steiner
Karoline Schleder e Tania Stoltz

Capítulo 6
Educação, Arte e Linguagem em Steiner e Vygotsky
Jonas Bach Júnior e Tania Stoltz

Capítulo 7
Arte e sua Relação com a Vida: para além do entretenimento
Sandra Suely Soares Bergonsi e Tânia Stoltz

Capítulo 8
Ciência e Arte na Educação de Superdotados: um olhar a partir de Steiner
Fernanda Hellen Ribeiro Piske e Tania Stoltz

Capítulo 9
Ontologia de Steiner e Freire e o Bem Viver como Agentes de Libertação por Meio da Educação
Ernesto Jacob Keim

Capítulo 10
Piaget e Steiner no Processo de Transformação de Si Mesmo
Tania Stoltz, Ulrich Weger, Sônia Maria Marchiorato Carneiro e Valdir Nogueira

Orelha

As demandas do novo tempo impõem uma educação que se debruce sobre a reflexão crítica aliada ao desenvolvimento de uma sensibilidade para o outro. Não no sentido de exploração, mas de troca genuína que permita o enriquecimento e o desenvolvimento da pessoa. É, nesse sentido, que a Pedagogia Waldorf consiste em uma iniciativa bem-sucedida, voltada ao desenvolvimento pessoal e social. E o caminho proposto é o da articulação entre arte e ciência na educação.
O que Rudolf Steiner nos traz é um olhar mais abrangente que permite um pensar sobre a própria existência, sem recair em um niilismo e em um vazio existencial. Como contribuir com o desenvolvimento da consciência em meio a uma educação dicotômica? Como investir verdadeiramente em uma práxis? Certamente, mudando a forma como é conduzida a pedagogia e, em especial, a formação de professores.
Para Steiner, o conhecimento é sempre entendido como relação e só tem sentido se leva a aprendizado e mudança da própria pessoa. A obra inaugura uma rodada de discussões em torno do pensamento de Rudolf Steiner na Academia. Trata-se de coletânea contando com pesquisadores brasileiros e alemães que integram, em suas pesquisas, a proposta de entendimento do ser humano em uma perspectiva integrada.
Em especial, a obra sugere a reorganização do olhar em torno da educação, considerando diferentes dimensões do humano. Busca-se resgatar a contribuição de um dos grandes pensadores da humanidade, cujo pensamento complexo nos confronta com perguntas fundamentais e nos permite reorientar o nosso fazer pedagógico na busca de uma educação adequada ao desenvolvimento humano.

Referencia

STOLTZ, Tania; VEIGA, Marcelo da (orgs.). O Pensamento de Rudolf Steiner no Debate Científico. Campinas: Alínea, 2014.