Mulheres e Dinheiro: desafios e possibilidades Volume 2
O trabalho apresenta evidências de como o gênero é um demarcador para as questões que envolvem o dinheiro, e como foi útil, para o patriarcado, criar estratégias que tiraram o dinheiro das mulheres, e com ele autonomia, escolhas e poder. Com base em dados empíricos e oficiais, reflete-se e discute-se, ao longo dos capítulos, sobre como passamos a ser devedoras dos homens, e também do sistema, perpassando questões como matrimônio e patrimônio, impactos da maternidade na vida financeira das mulheres.
- 1a edição
- Junho/2025
- R$88,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-091-5
- ISBN
- 240
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual


Sumário
Prefácio
Mônica Carvalho
Capítulo 01
A escassez, as mulheres e o feminismo
Tainá Neves Vieira
Capítulo 02
Dinheiro e parentalidade: o trabalho de cuidado e os usos dos recursos da família
Elen Márcia Carioca Zerbini e Eliane Honório Domingues
Capítulo 03
Educação financeira nas adolescências e juventudes do gênero feminino: uma revisão de literatura
Lara Percílio Santos e Emília Cardoso Andrade
Capítulo 04
Construções sociais sobre amor e casamento: desdobramentos sobre a autonomia financeira das mulheres
Luísa Jobim Santi, Luísa Daldegan Teixeira Magno e Joelma Maria de Sousa Bezerra Feitosa
Capítulo 05
A potencialidade das mulheres negras na relação com o dinheiro e sua representatividade para ascensão social
Neiva de Oliveira e Lais Barros
Capítulo 06
Mulheres autistas e a relação com o dinheiro: caminhos para a in(ter)dependência e autonomia
Maria Julia de Melo Amorim Venâncio e Luíza Villarouca Bento
Capítulo 07
Custos econômicos da violência contra as mulheres no Brasil: uma revisão sistemática da literatura
Rosemeire Pereira Bonfim, Sara Pires de Castro e Carla Antloga
Capítulo 08
O bem-estar financeiro das brasileiras: o patriarcado e a relação das mulheres com o dinheiro no Brasil
Adriana Krieger Fioravanti Barbosa e Roberta Viegas e Silva
Capítulo 09
Isonomia salarial: a verdade oculta do abismo salarial entre as servidoras públicas brasileiras
Ariana Lana Morais Carvalho, Mariana Visconte Escrivão, Arthur Philipe Morais Carvalho, Noemia de Morais Santos, Carla Antloga e Paolo Cottene
Capítulo 10
Precarização da psicologia clínica e baixa remuneração: uma análise pela perspectiva feminista e psicodinâmica do trabalho feminino
Liliany Silva Souza e Lavínia Palma
Capítulo 11
Relação mulheres e dinheiro na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: uma análise de comportamento de compra
Jane Aline Souza Bastos, Khrissley Guimarães de Oliveira Lopes e Leyny Márcia de Oliveira Lopes
Capítulo 12
As investidoras na bolsa de valores brasileira: um estudo exploratório
Thais Regina Maria
Capítulo 13
Ainda hoje: o que Freud nos ensina sobre as mulheres e o dinheiro?
Antonio Trevisan, Denise Lira Bertoche e Carla Antloga
Orelha
O dinheiro não é neutro; ele carrega histórias, relações de poder e construções sociais que impactam de maneira distinta homens e mulheres. Mulheres e dinheiro: Desafios e possibilidades é uma obra essencial para compreender como as dinâmicas financeiras são atravessadas pelo gênero, revelando desde os obstáculos estruturais até as estratégias de emancipação feminina. Neste livro, mergulhamos em temas urgentes: como a escassez é vivida pelas mulheres e qual a relação entre feminismo e economia; os desafios da parentalidade e o trabalho de cuidado não remunerado; e a importância da educação financeira para jovens mulheres. Discutimos ainda como construções sociais sobre amor e casamento impactam a autonomia financeira, e exploramos a potência das mulheres negras na transformação de suas realidades econômicas.
Com abordagens inovadoras, a obra também examina a relação de mulheres autistas com o dinheiro, os custos econômicos da violência de gênero, e como o patriarcado molda o bem-estar financeiro das brasileiras. Além disso, desvenda a desigualdade salarial no serviço público, a precarização do trabalho das psicólogas clínicas e o comportamento de consumo das mulheres na educação.
Para quem busca mudança, o livro ainda traz análises sobre mulheres investidoras na bolsa de valores e uma provocação final: o que Freud ainda tem a dizer sobre mulheres e dinheiro, hoje?
Mulheres e dinheiro não é apenas um diagnóstico, mas um convite à reflexão e à ação. Indicado para leitoras e leitores que desejam entender as barreiras e construir novas possibilidades financeiras com mais equidade e liberdade.
Uma obra para quem acredita que transformar a relação das mulheres com o dinheiro é transformar o mundo!