Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais: uma introdução aos conceitos e técnicas
Ampliar os resultados e impactos da ação governamental requer esforços sistemáticos e estruturados de Avaliação e Monitoramento de programas sociais, desenhados para lidar com a heterogeneidade estrutural da sociedade brasileira e com as mudanças dos contextos político, econômico e ambiental contemporâneos.
Esta nova edição, revista e ampliada, traz os conceitos e ferramentas básicas e incorpora novos conteúdos no campo, de modo a qualificar técnicos, gestores e pesquisadores nos modelos, métodos, técnicas e instrumentos necessários ao aprimoramento do desenho e gestão de programas sociais.
- 2a edição
- Revisada e ampliada
- Abril/2025
- R$82,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-087-8
- ISBN
- 226
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual

Sumário
Prefácio à Segunda Edição
Apresentação à Nova Edição Introdução
Capítulo 1
Programas Sociais: conceitos básicos, mapa de processos e resultados e o ciclo de formulação e avaliação
Introdução
Programa social: definições básicas
Mapa de processos e resultados para desenho e descrição de um programa social
Um exemplo de MaPR: representação esquemática de um programa de qualificação profissional
O ciclo de formulação e avaliação de programas
A demanda por informação e conhecimento em cada etapa do ciclo
Capítulo 2
Avaliação de Programas: definição, tipologias e etapas para sua elaboração
Introdução
Breve recensão histórica da Avaliação
Avaliação de programas: uma definição operacional
Tipologia de avaliação de programas: o essencial a saber
Etapas para especificação e realização de uma pesquisa de avaliação
Mapa de processos e resultados na especificação de uma pesquisa de avaliação
Capítulo 3
Métodos da Pesquisa Social Aplicados à Avaliação de Programas: uma introdução
Introdução
Estratégias qualitativas de avaliação
Estratégias quantitativas de avaliação
Delineamentos experimentais e quasi-experimentais de avaliação
Triangulação de técnicas e sujeitos como padrão-ouro
Capítulo 4
Monitoramento de Programas: conceitos, indicadores e painéis
Introdução
Monitoramento: definição e tipologias
Sistema de monitoramento: do MaPR aos painéis de indicadores
Indicadores de monitoramento: conceitos e propriedades
Fontes de dados para construção de Indicadores de monitoramento
Plataformas de suporte aos Painéis de monitoramento
MaPR na especificação de um painel de monitoramento
Capítulo 5
Estruturação de Unidades e Sistemas de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais: algumas considerações práticas
Introdução
Sistemas de Monitoramento e Avaliação: definição, finalidades e características
A implementação no centro da Avaliação
Agenda de trabalho, Plano de Avaliação e Painel Situacional de Gestão
Princípios, diretrizes e boas práticas em unidades de M&A
Equipe técnica e departamentalização de unidades de M&A
Considerações sobre a efetividade das atividades de M&A
Em tempo... uma breve reflexão sobre a Inteligência Artificial na Avaliação
Considerações Finais
Referências
Orelha
O Brasil tem acumulado um rico acervo de estudos em políticas públicas ao longo dos últimos vinte anos, produzidos nas universidades pelos avaliadores profissionais e pelos pesquisadores contratados no setor público. Afinal, as evidências importam para boa implementação das políticas e programas sociais, frente a escala, escopo e complexidade que caracterizam a ação governamental no mundo contemporâneo. A Gestão Pública responsável e republicana requer dados, indicadores, estudos e pesquisas cada vez mais detalhados para entendimento das questões sociais, para desenho e avaliação de políticas e programas sociais.
É nesse âmbito que este livro procura contribuir, desde sua primeira edição em 2016, ao sistematizar conceitos, técnicas e práticas no campo de monitoramento e avaliação (M&A) de programas sociais. O livro traz elementos básicos para que técnicos e gestores do setor público, organizações governamentais e pesquisadores possam produzir diagnósticos socioeconômicos sobre regiões e públicos-alvo de programas, realizar pesquisas de avaliação de implementação e de resultados de programas, construir painéis de indicadores de monitoramento e definir estratégias, publicações e produtos de disseminação para sociedade e comunidades envolvidas nas políticas sociais. Diferentemente de outras produções na área, voltadas à apresentação da Avaliação como ferramenta para medição de resultados e impactos dos programas, o livro traz uma perspectiva menos convencional, focada também nos instrumentos de aperfeiçoamento da ação pública. Tal abordagem parece ter sido reconhecida pela comunidade epistêmica na área, a ponto de o livro ser relacionado, na ocasião, como finalista do 59º Prêmio Jabuti, na categoria Economia, Administração e Negócios, da Câmara Brasileira do Livro.
Nesta edição, revisada e ampliada, o livro continua apostando nessa perspectiva tecno-política de encarar a Avaliação como recurso voltado, sobretudo, para o aperfeiçoamento do desenho e da gestão dos programas sociais. Aprofunda-se na apresentação de técnicas inovadoras para descrição e análise crítica do desenho das intervenções programáticas - como Mapa de Processos e Resultados -, na discussão do uso combinado dos diferentes métodos de pesquisa qualitativa, quantitativa e experimental; na sistematização dos instrumentos para gestão das mesmas – como os Indicadores de Monitoramento e Painéis Situacionais -, na introdução de modelos de médio alcance para avaliação da implementação dos programas – como o Balanço Sistêmico -, e sugestão de boas práticas de estruturação e gestão de unidades de monitoramento e avaliação. Incluiu-se, ainda, nesta edição, uma seção sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa na Avaliação. O livro passou, com essas revisões, a contemplar um volume mais significativo de referências bibliográficas e material fontes de consulta a estudos avaliativos.
O material aqui sistematizado contribui para enfrentar os desafios de aprimoramento de programas governamentais no país, especialmente nessa quadra histórica tão desafiadora que contrapõe, de um lado, o questionamento do que se imaginava como conquistas civilizatórias, como o Estado Democrático de Direito e o Estado de Bem-Estar, e de outro, a persistência de graves iniquidades, desigualdades sociais e de agudização das mudanças climáticas no mundo.
Com esses novos aportes, este livro atualiza a coleção “Informação e Políticas Públicas”, na qual figuram também as publicações “Indicadores Sociais no Brasil” e “Políticas Públicas, Valores e Evidências em tempos de Inteligência Artificial”, ambos lançados pela Editora Alínea. Situação:Editar Pedido Entregue Final