Metaciência e Psicologia

Geraldina Porto Witter (org.)
A Ciência vem avançando em ritmo acelerado, o que se reflete na produção de textos científicos. A análise constante dessa produção é uma necessidade para a tomada de decisão quanto aos rumos da própria ciência, políticas científicas e tecnológicas, áreas a merecerem maior atenção, generabilidade do produzido entre outros aspectos.
Da aglutinação de vários trabalhos acadêmicos de metaciência é que surgiu o presente livro. Nele são analisadas produções científicas que enfocam motivação para aprender, estresse, leitura, velhice, fisioterapia, avaliação psicológica, criatividade e educação.
Aspectos diversos dessas temáticas são objeto das pesquisas de meta-análise apresentadas entre eles, estão: título, autoria, tipologia dos trabalhos, enfoques teóricos, análise de dados, tipos de participantes. Também suportes diferenciados que serviram para a publicação dos trabalhos científicos foram estudados, incluindo análises de bases de dados bibliográficos, anais de eventos científicos, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso e periódicos científicos.
Uma perspectiva geral do desenvolvimento de várias áreas do conhecimento é oferecida ao leitor que poderá compará-las quanto ao efetivado, às perspectivas futuras e ao potencial de uso na melhoria da qualidade da vida humana.
A ciência é feita pelo homem para melhorar a vida humana. Uma perspectiva metodológica crítica de como isso está ocorrendo em várias áreas e subáreas do conhecimento é oferecida no livro. Há muito por fazer e esse deve ser um trabalho constante para que, ao se avaliar a produção, se possa contribuir para que a Ciência não perca o rumo e que ela realmente contribua para um mundo melhor.
Coleção Psicotemas
1a edição
Janeiro/2005
R$40,00
Preço de capa
85-7516-107-5
ISBN
240
Páginas
140 x 210 mm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.