Matemática: pré-requisitos para o cálculo diferencial e integral

Wanessa Carla Gazzoni, Vanessa Davanço Pereira de Lima, Juliana Miyoshi, Renata Cristina Sossae e José Márcio de Lima Oliveira

O livro apresenta-se como um material de apoio, a estudantes universitários das carreiras na área de Ciências Exatas, que visa proporcionar uma revisão e entendimento de pré-requisitos para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. O texto é, sem dúvida, o reflexo de um trabalho de reconhecimento e de atitude em relação à preocupação de acolher os estudantes nas suas dificuldades ao ingressar no ensino universitário.

1a edição
Junho/2015
R$50,00
Preço de capa
978-85-7670-248-1
ISBN
190
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Capítulo 01
Conjuntos
Vanessa Davanço Pereira de Lima
1.1 Conjuntos Numéricos
1.2 Intervalos Reais
1.3 Exercícios Propostos - Capítulo 1

Capítulo 02
Expressões Numéricas
Juliana Miyoshi e Wanessa Carla Gazzoni
2.1 Operações Básicas
2.2 Frações e Operações Elementares
2.3 Radiciação
2.4 Racionalização
2.5 Operações com Parênteses, Colchetes e Chaves
2.6 Exercícios Propostos - Capítulo 2

Capítulo 03
Equações do 1º Grau
Vanessa Davanço Pereira de Lima
3.1 Resolução de Equações de 1º Grau
3.2 Sistemas de Equações do 1º Grau
3.3 Exercícios Propostos - Capítulo 3

Capítulo 04
Regra de Três Simples e Composta
Vanessa Davanço Pereira de Lima
4.1 Regra de Três Simples
4.2 Regra de Três Composta
4.3 Exercícios Propostos - Capítulo 4

Capítulo 05
Cálculo Algébrico
Renata Cristina Sossae
5.1 Expressões Algébricas
5.2 Adição e Subtração de Expressões Algébricas
5.3 Potenciação
5.4 Multiplicação de Expressões Algébricas
5.5 Divisão de Expressões Algébricas
5.6 Produtos Notáveis
5.7 Fatoração
5.8 Simplificação de Frações Algébricas
5.9 Exercícios Propostos - Capítulo 5

Capítulo 06
Trigonometria
José Márcio de Lima Oliveira
6.1 O Teorema de Pitágoras
6.2 Razões Trigonométricas
6.3 A Circunferência Trigonométrica
6.4 Exercícios Propostos - Capítulo 6

Capítulo 07
Equação da Reta
Renata Cristina Sossae
7.1 Coeficiente Angular da Reta
7.2 Equação da Reta
7.3 Posições Relativas de Duas Retas
7.4 Exercícios Propostos - Capítulo 7

Capítulo 08
Funções: estudo e aplicações
Wanessa Carla Gazzoni e Juliana Miyoshi
8.1 Representação Algébrica de Funções
8.2 Representação Gráfica de Funções
8.3 Estudos de Domínio e Imagem das Funções
8.4 Classificação de Funções
8.5 Funções Afins ou Funções Polinomiais de 1º Grau
8.6 Funções Quadráticas ou Funções Polinomiais de 2º Grau
8.7 Funções Compostas
8.8 Funções Modulares
8.9 Funções Exponenciais
8.10 Logaritmos e Funções Logarítmicas
8.11 Exercícios Propostos

Capítulo 09
Limites de Funções
Vanessa Davanço Pereira de Lima e José Márcio de Lima Oliveira
9.1 Noção Intuitiva
9.2 Definição Intuitiva de Limite
9.3 Limites Laterais
9.4 Propriedades dos Limites
9.5 Limites Infinitos
9.6 Continuidade
9.7 Exercícios Propostos - Capítulo 9

Bibliografia

Orelha

A percepção de que os estudantes chegam aos cursos superiores com preparo aquém do necessário é unânime entre os professores universitários na totalidade das áreas do conhecimento.Na área de Ciências Exatas, especificamente na disciplina de Cálculo, a experiência mostra claramente que determinados conhecimentos matemáticos não foram apreendidos na escolaridade anterior. Os autores, frente às dificuldades, percebem que a ausência de determinados requisitos de Matemática, criam barreiras para um aprendizado mais efetivo e um ensino mais igualitário. De forma realista, elencam temas que dificultam o aproveitamento dos estudantes. O livro apresenta-se como um material de apoio, a estudantes universitários das carreiras na área de Ciências Exatas, que visa proporcionar uma revisão e entendimento de pré-requisitos para a disciplina de Cálculo. Além disso, fez-se um esforço para discutir o porquê dos procedimentos inserindo, quando possível, os conceitos apresentados em aplicações do nosso dia a dia.
O texto é, sem dúvida, o reflexo de um trabalho de reconhecimento e de atitude em relação à preocupação de acolher os estudantes nas suas dificuldades ao ingressar no ensino universitário.