Manual de Comércio Exterior

Esse livro visa preencher a lacuna da um texto básico de comércio exterior na língua portuguesa, com abordagem de diferentes temas, em uma visão sistêmica da área, sem ser superficial. Trata do comércio exterior no Brasil em suas diferentes facetas, por meio de uma visão básica de temas como relações internacionais, sistemática de importação e exportação, logística, pagamentos, câmbio, marketing internacional, comércio eletrônico, economia e comércio internacional, blocos econômicos, solução de controvérsias, barreiras comerciais, incoterms, contabilidade e legislação aduaneira.
O comércio exterior não pode ser compreendido somente de maneira fragmentada, mas também de maneira sistêmica, conjunta e complementar. Nesse sentido, este manual, o primeiro em língua portuguesa, serve também como consulta a profissionais atuantes no ambiente empresarial, como engenheiros, contabilistas, economistas e administradores, ocupando cargos gerenciais e técnicos, em indústria e prestação de serviços. Outro diferencial do manual são as questões apresentadas no final de cada capítulo, bem como os inúmeros exemplos práticos ao longo do texto, o que o torna bastante didático e esclarecedor.
O tratamento conjunto de temas, sem superficialidade, torna este manual um texto básico para consultas diárias e esclarecimentos constantes sobre detalhes do dia-a-dia do profissional e dos estudantes de comércio exterior. Em poucas palavras, um texto único. O primeiro manual que pode ser utilizado como "livro de cabeceira", com capítulos cuidadosamente trabalhados por vários especialistas.
2a edição
Revisada
Janeiro/2012
R$127,00
Preço de capa
978-85-7516-467-9
ISBN
448
Páginas
21 x 28 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

Introdução

Símbolos, Técnica e Humanização
Regis de Morais

Capítulo 1
Relações Internacionais, o Comércio Exterior e o Desenvolvimento Econômico
Enzo Fiorelli e Ronaldo J. Souza Ramos

Capítulo 2
As Teorias sobre o Comércio Internacional
Valdir Iusif Dainez

Capítulo 3
Dos Anos Dourados à Globalização Financeira
Valdir Iusif Dainez

Capítulo 4
Integração Internacional e Blocos Econômicos
Regina Célia Faria Simões e Cristiano Morini

Capítulo 5
O Balanço de Pagamentos
Regina Célia Faria Simões e Vivian Helena Capacle

Capítulo 6
Câmbio e Política Comercial no Brasil
Regina C. F. Simões, Anderson César G. T. Pellegrino e Vivian Helena Capacle

Capítulo 7
Modalidades de Pagamento no Comércio Exterior
Emerson do Carmo Martins Mina e Regina Célia Faria Simões

Capítulo 8
Solução de Controvérsias e Barreiras Comerciais
Antonio José Iatarola, Daniel Lago Rodrigues, Jorge Luís Mialhe, Rogério Duarte Fernandes dos Passos e Rui Decio Martins

Capítulo 9
Planejamento Mercadológico Global: Identificando oportunidades, planejando e introduzindo produtos e negócios no mercado internacional
Eduardo Eugênio Spers e Valéria Rueda Elias Spers

Capítulo 10
Comércio Eletrônico em Empresas Globais
Moacir Degasperi Júnior e Vanessa Helena Elias

Capítulo 11
Legislação Aduaneira: o regulamento aduaneiro
Cristiano Morini

Capítulo 12
Despacho Aduaneiro na Importação e na Exportação
Cristiano Morini

Capítulo 13
Contabilidade no Comércio Exterior
Geraldo Cillo

Capítulo 14
Logística e Cadeias de Suprimentos com Âmbito Global
Cristiano Morini

Capítulo 15
Os Incoterms e o Comércio Exterior
Cristiano Morini

Sites Úteis

Lista de Siglas

Glossário

Sobre os Autores

Referencia

DAINEZ, Valdir Iusif; MORINI, Cristiano; SIMõES, Regina Célia Faria (orgs.). Manual de Comércio Exterior. 2. ed. Campinas: Alínea, 2012.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Economia e Negócios Internacionais
    Economia e Negócios Internacionais
    Cristiano Morini, Regina Célia Faria Simões e Valdir Iusif Dainez
  2. Economia Internacional
    Economia Internacional
    Valdir Iusif Dainez e André Rodrigues Iusif Dainez