Ensino de Filosofia: formação e emancipação

Sérgio A. Sardi, Filipe Ceppas e Paula Ramos de Oliveira

Este livro é uma amostra da riqueza e da pluralidade de perspectivas com que o filosofar acontece, quando confrontado com as questões de seu ensino e sua aprendizagem. Ensino de filosofia, formação e emancipação não trata somente do desenvolvimento de pesquisas específicas acerca de questões escolares em torno do ensino e da aprendizagem da filosofia, ou das relações mais amplas entre o filosofar, sua aprendizagem e a educação de modo geral. Ao propô-las e realizá-las, também são trabalhadas questões clássicas e caras à filosofia tout court, como, por exemplo, a questão da "força", dos sentidos e obstáculos do pensamento filosófico na cidade, na "praça pública", na formação dos cidadãos.

1a edição
Agosto/2010
R$42,00
Preço de capa
978-85-7516-384-9
ISBN
222
Páginas
14 x 21cm
Formato
Português
Idioma

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Parte I. Filosofia e Linguagem

Capítulo 1
Filosofia e Ensino como Experiência Hermenêutica

Luiz Gilberto Kronbauer

Capítulo 2
Esboço para uma Filosofia do Intervalo: nas Linhas de William Kentridge

Ana Helena Amarante

Capítulo 3
Filosofia e Expressão

Paula Ramos de Oliveira

Parte II. A Formação do Filósofo

Capítulo 4
Pensando sobre o Ensino de Filosofia na Companhia de Michael Polanyi

Gígi Anne Horbatiuk Sedor

Capítulo 5
Sobre Docência, Diálogo e a Formação Ética: perspectivas de uma educação filosófica

Vanderlei Carbonara e Evaldo Antonio Kuiava

Capítulo 6
História da Filosofia e Filosofia no Contexto do Ensino Universitário

María Cristina González e Nora Stigol

Parte III. Crítica Social e Emancipação

Capítulo 7
Da Dominação do Corpo na História da Civilização: apontamentos sobre a precarização do trabalho do(c)ente

Rosi Giordano

Capítulo 8
A Sonhada Educação Suicida: notas spinozanas sobre o pensar e o educar

Juliana Merçon

Capítulo 9
Filosofia no Ensino Médio: uma leitura com base na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt

Wanderley José Deina

Capítulo 10
Versão Antropológica de Comte no Debate sobre a Infância e as suas Exigências para a Formação Positiva do Homem

Leoni Maria Padilha Henning

Parte IV. A Práxis do Ensino de Filosofia

Capítulo 11
Ensino da Filosofia: desafios e possibilidades

Cleide Rita S. de Almeida, Elaine T. Dal Mas Dias, Izabel Petraglia e José J. Queiroz

Capítulo 12
Percepção de Alunos sobre Aulas de Filosofia em Escolas de São Paulo

Marcos Antônio Lorieri e Cláudio Ferreira dos Santos

Capítulo 13
Perspectiva Diacrônica do Ensino da Filosofia em São Paulo

Sonia Maria Ribeiro de Souza