Ensino de Filosofia: formação e emancipação-0

Ensino de Filosofia: formação e emancipação

Este livro é uma amostra da riqueza e da pluralidade de perspectivas com que o filosofar acontece, quando confrontado com as questões de seu ensino e sua aprendizagem. Ensino de filosofia, formação e emancipação não trata somente do desenvolvimento de pesquisas específicas acerca de questões escolares em torno do ensino e da aprendizagem da filosofia, ou das relações mais amplas entre o filosofar, sua aprendizagem e a educação de modo geral. Ao propô-las e realizá-las, também são trabalhadas questões clássicas e caras à filosofia tout court, como, por exemplo, a questão da “força”, dos sentidos e obstáculos do pensamento filosófico na cidade, na “praça pública”, na formação dos cidadãos.


Abrir na Amazon.com

R$ 65,00

Com desconto na livraria virtual
Abrir na LibriLaboris

EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

Para comprar este livro, faça login ou crie sua conta.

Entrar para comprar

ISBN: 978-85-7516-384-9

Editora: Alínea

Autor: Sérgio A. Sardi, Filipe Ceppas e Paula Ramos de Oliveira

Edição: 1

Ano: 2010

Páginas: 222

Formato: 14 x 21cm

Idioma: Português

Apresentação

Parte I. Filosofia e Linguagem

Capítulo 1
Filosofia e Ensino como Experiência Hermenêutica
Luiz Gilberto Kronbauer

Capítulo 2
Esboço para uma Filosofia do Intervalo: nas Linhas de William Kentridge

Ana Helena Amarante

Capítulo 3
Filosofia e Expressão

Paula Ramos de Oliveira

Parte II. A Formação do Filósofo

Capítulo 4
Pensando sobre o Ensino de Filosofia na Companhia de Michael Polanyi
Gígi Anne Horbatiuk Sedor

Capítulo 5
Sobre Docência, Diálogo e a Formação Ética: perspectivas de uma educação filosófica

Vanderlei Carbonara e Evaldo Antonio Kuiava

Capítulo 6
História da Filosofia e Filosofia no Contexto do Ensino Universitário

María Cristina González e Nora Stigol

Parte III. Crítica Social e Emancipação

Capítulo 7
Da Dominação do Corpo na História da Civilização: apontamentos sobre a precarização do trabalho do(c)ente
Rosi Giordano

Capítulo 8
A Sonhada Educação Suicida: notas spinozanas sobre o pensar e o educar

Juliana Merçon

Capítulo 9
Filosofia no Ensino Médio: uma leitura com base na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt

Wanderley José Deina

Capítulo 10
Versão Antropológica de Comte no Debate sobre a Infância e as suas Exigências para a Formação Positiva do Homem

Leoni Maria Padilha Henning

Parte IV. A Práxis do Ensino de Filosofia

Capítulo 11
Ensino da Filosofia: desafios e possibilidades
Cleide Rita S. de Almeida, Elaine T. Dal Mas Dias, Izabel Petraglia e José J. Queiroz

Capítulo 12
Percepção de Alunos sobre Aulas de Filosofia em Escolas de São Paulo

Marcos Antônio Lorieri e Cláudio Ferreira dos Santos

Capítulo 13
Perspectiva Diacrônica do Ensino da Filosofia em São Paulo

Sonia Maria Ribeiro de Souza

Sérgio A. Sardi
Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, SP (2004). Professor adjunto da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (desde 1996). Tem experiência docente no Ensino Fundamental, Médio e Superior (desde 1982). Professor ministrante em cursos Lato Sensu da PUCRS, em parceria com UOL-EDITECH, na área de Humanidades. Tem experiência de ensino e pesquisa nas seguintes áreas: Filosofia com Crianças, Metodologia do Ensino de Filosofia, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Filosofia Antiga, História da Filosofia, Ética Geral, Ética Ambiental, Sustentabilidade, Filosofia da Educação, Educação Vivencial, Direitos Humanos, Metafísica, Fenomenologia, Filosofia da Espiritualidade, Bioética, Sistemas Autopoiéticos, Mantanologia, Neoplatonismo, Platonismo e Bergsonismo. Realiza atualmente pesquisas adicionais nas seguintes áreas: Filosofia Oriental, Cosmologia, Mitologia, Filosofia da Ciência, Filosofia da Biologia, Filosofia da Física, Filosofia da Matemática, Psicologia Budista, Psicologia e Ensino de Xadrez para Crianças, Filosofia e Comunicação Social. Membro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar e do GT Dialética. Membro de Cultivating Emotional Balance, grupo de pesquisa coordenado por Lama Bruce Alan Wallace, Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, EUA. Membro dos grupos de pesquisa Cabeça de Criança (Faced/Ufrgs) e Sistema e Estrutura: da Ontologia Matemática à Biolinguística (PPG Filosofia - PUCRS). Idealizador, fundador e coordenador da Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul, Olimpíada de Filosofia com Crianças e da Olimpíada Latino-Americanas de Filosofia. Parecerista da Childhood Philosophy, Resafe (Revista Latino-americana de Filosofia), Letrônica, Intuitio, Veritas. Conselheiro do Projeto Editorial do Sistema Marista de Educação (União Marista do Brasil e FTD Educação) e do Projeto Tessituras do Currículo Marista, da UMBRASIL, na área de Filosofia. Atua na formação de professores em Filosofia com Crianças e Jovens, Metodologia do Ensino de Filosofia, Filosofia e Espiritualidade. Palestrante nas áreas de Metafísica, Filosofia Antiga, Filosofia da Educação, Espiritualidade, Meditação, Filosofia Oriental, Filosofia com/para Crianças, Educação Ambiental, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Ética Ambiental e Sustentabilidade.

Filipe Ceppas
Filipe Ceppas é professor associado da Faculdade de Educação da UFRJ e trabalha na formação de professores. Atua no PPGF-UFRJ, onde pesquisa temas relacionados à filosofia contemporânea, ensino de filosofia e educação. Recentemente, tem se dedicado a repensar a filosofia antropófaga de Oswald de Andrade na fronteira entre a filosofia e a antropologia. Atua no Mestrado Profissional do CEFET-Rio (PPFEN) e coordena atualmente o Laboratório de Ensino de Filosofia Gerd Bornheim da Faculdade de Educação da UFRJ (LEFGB-FE/UFRJ) e o Núcleo de Pesquisa em Filosofia Francesa Contemporânea do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UFRJ (NuFFC-PPGF-UFRJ/CNPq). Participa como membro pesquisador do Laboratório de "Recherche sur la Philosophie Pratique et Appliquée" (L.R.Ph.P.A.) da Universidade do Egeu (Rodes-Grécia), na rede "Philosophie de l'Éducation en Praxis". 

Paula Ramos de Oliveira
Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (1989), graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, infância. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças(GEPFC-CNPq), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação (GEPTCE-CNPq) e do Grupo de Pesquisa Educação, Pensamento e Filosofia. Forças Políticas do Ensinar e do Aprender (UERJ/CNPq). Membro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF, Membro da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa (SOFELP) e da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação (ALFE). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar(Unesp, Araraquara;2007-2010). Professora e orientadora (mestrado acadêmico e doutorado) no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (UNESP/Araraquara) e do Programa de Mestrado em Filosofia (PROF-FILO/núcleo UFSCar). 

Outros livros do(s) autor(es)