Educação Sociocomunitária: tecendo saberes

Maria Luísa Bissoto, Antonio Carlos Miranda (orgs.)

O presente trabalho reúne uma vasta coletânea sobre diferentes temas sobre a Educação Sociocomunitária, interpenetrando-se discussões acerca da Sociologia, da Educação e do Conhecimento, expondo múltiplas gramáticas sociais capazes de formar um educador. Traçando-se, assim, um caminho novo em prol das melhorias sociais, partindo de um novo pressuposto de ação — a Educação Sociocomunitária, o que, por si só, lastreia sua leitura. Por outro lado, não se pode eximir da consideração quanto à sua relevância socioeducativa.

1a edição
Novembro/2012
R$46,00
Preço de capa
978-85-7516-613-0
ISBN
212
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Prefácio

Apresentação

Introdução

Capítulo 1
Sociologia da Educação e Conhecimento: sobre o currículo escolar e para além dele
Luís Antonio Groppo

Capítulo 2
Educação Social e Educação Sociocomunitária: novas perspectivas para a educação escolar
Sueli Maria Pessagno Caro

Capítulo 3
Linguagem e Educação Sociocomunitária: algumas considerações, de modo constelar
Severino Antônio

Capítulo 4
Pesquisa-ação e Formação de Educadores na/da Educação Não Formal: o registro da prática como elemento de reflexão
Renata Sieiro Fernandes

Capítulo 5
Um Caminho para a Autonomia: reflexões sobre a educação sociocomunitária do deficiente intelectual
Maria Luísa Bissoto

Capítulo 6
Educação Sociocomunitária e Psicodrama: a diferença como mote
Norma Silvia Trindade de Lima

Capítulo 7
Avaliação de Tecnologia no Suporte às Práticas Educativas Sociocomunitárias
Renato Kraide Soffner e Eduardo Oscar de Campos Chaves

Capítulo 8
O Enfoque da Educação Sociocomunitária na Investigação da Evasão em Cursos de Formação Profissional
Andrea Jaconi

Capítulo 9
O Fracasso Escolar como Sintoma da Produção Subjetiva do Aluno Fracassado
Patrícia F. B. Ferreira

Capítulo 10
Teatro e Educação Sociocomunitária: o prazer do jogo e da poética teatral, o ressignificar da linguagem
Helvécio Alves Junior

Capítulo 11
Grupos de Ajuda Mútua: uma abordagem em educação sociocomunitária
Eliana dos Santos Aguiar

Sobre os Autores

Orelha

É com imensa satisfação que apresento esta obra tão bem organizada pelos pesquisadores Maria Luísa Amorim Costa Bissoto e Antonio Carlos Miranda, docentes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação – do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – sediado na Unidade de Ensino de Americana.
O presente trabalho reúne uma vasta coletânea sobre diferentes temas que a Educação Sociocomunitária abarca e pretende desvelar o entendimento de suas diversas interpretações.
Na obra, interpenetram-se discussões acerca da Sociologia, da Educação e do Conhecimento, expondo múltiplas gramáticas sociais, capazes de formar um Educador singular, em consonância com o objetivo do Programa de Mestrado da referida instituição, que é o de “desenvolver estudos e pesquisa na área da Ciências da Educação, tendo por núcleo de investigação a Educação Sociocomunitária”, promovendo a “formação de pesquisadores para a investigação científica qualificada e integrada à prática docente”.
Com isso, os autores demonstram o quão produtivo é pensar e problematizar a Educação a partir de diferentes conceitos, possibilitando outras maneiras de se questionar o presente, motivando a indagação, a indignação diante das diferenças sociais e a crítica permanente que busca, incessantemente, encontrar novas práticas de liberdade – com Dom Bosco e com os tempos. Desejo, a todos, excelente leitura e frutíferas reflexões!

Anderson Luiz Barbosa

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