Educação e Ensino na Obra de Marx e Engels

José Claudinei Lombardi

Para o marxismo, entende o autor, não faz o menor sentido analisar abstratamente a educação. Trata-se de uma dimensão da vida dos homens que, como qualquer outra, transforma-se historicamente, acompanhando e articulando-se às contraditórias transformações do modo como os homens produzem sua existência. O livro debruça-se sobre os escritos de Marx e Engels, buscando esquadrinhar a análise que fizeram sobre educação e ensino. Como Marx e Engels não analisaram especificamente o tema, ele encontra-se esparso no conjunto de suas obras e aparece mesclado às críticas das teorizações e práticas burguesas.

1a edição
Dezembro/2011
R$65,00
Preço de capa
978-85-7516-485-3
ISBN
272
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
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Sumário

Introdução

Capítulo 1
Iluminismo e Enciclopedismo: luzes, progresso e revolução

Capítulo 2
Minhas Referências de Análise: as balizas do marxismo
A Revolução como manifestação da transformação contraditória da história
A luta de classes como motor e a violência como parteira da história
Burguesia e proletariado: propostas pedagógicas contrárias

Capítulo 3
A Categoria Modo de Produção e o Princípio da União Entre Ensino e Trabalho
Modo de produção como categoria central
Educação e modo de produção capitalista
Princípio da união entre ensino e trabalho

Capítulo 4
Análise Marxiana sobre Educação no Modo Capitalista de Produção
A acumulação primitiva de capital
Divisão do trabalho, cooperação e manufatura
Maquinaria e grande indústria

Capítulo 5
Trabalho e Instrução das Crianças Trabalhadoras
O suposto prognóstico de Marx
A difusão do uso capitalista do trabalho da criança
A historicidade da utilização da força de trabalho infantil
As condições de trabalho das crianças
Legislação fabril e regulamentação do trabalho infantil na Inglaterra
A instrução infantil

Capítulo 6
Marx e Engels: fundamentos da proposta pedagógica comunista

Considerações Finais

Referências

Orelha

A educação e o ensino são determinados, no marxismo, em última instância, pelo modo de produção da vida material. Em outras palavras, a forma como os homens produzem sua vida material, bem como as relações de produção e das forças produtivas são fundamentais para apreender o modo como os homens vivem, pensam e transmitem suas ideias e conhecimentos sobre a vida e sobre a realidade natural e social. 
Para o marxismo, entende o autor, não faz o menor sentido analisar abstratamente a educação. Trata-se de uma dimensão da vida dos homens que, como qualquer outra, transforma-se historicamente, acompanhando e articulando-se às contraditórias transformações do modo como os homens produzem sua existência. 
O livro debruça-se sobre os escritos de Marx e Engels, buscando esquadrinhar a análise que fizeram sobre educação e ensino. Como Marx e Engels não analisaram especificamente o tema, ele encontra-se esparso no conjunto de suas obras e aparece mesclado às críticas das teorizações e práticas burguesas. 
O livro apresenta uma dupla recomendação aos educadores: primeiramente, empreender uma radical e profunda crítica à educação burguesa, mostrando seus mecanismos classistas de funcionamento, desmistificando e desnaturalizando a inculcação ideológica realizada na escola. 
Em segundo lugar, é necessário que os educadores organizem uma prática educativa que possibilite a todos o acesso ao saber historicamente produzido pela humanidade. Como a burguesia se apropria da ciência e de todos os saberes para impulsionar o desenvolvimento das forças produtivas sob seu controle, bem como para reforçar e naturalizar a dominação de classe, cabe-nos viabilizar aos que vivem do trabalho o acesso a e a apropriação dos conteúdos e saberes elaborados pela humanidade, possibilitando uma potencialização de sua luta em defesa de uma sociedade mais justa e equilibrada.

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