Educação e a Curva Pedagógica

A Curva Pedagógica está organizada sob o pressuposto de que a integração entre as atividades de estudo desenvolvidas em aula e os estados neuro-fisio-afetivos dos sujeitos é fundamental. Consideramos que estes dois elementos formam uma estrutura unitária, de componentes inseparáveis, cuja funcionalidade tem o poder de promover uma atuação pedagógica mais eficiente.

Ao distinguir diferentes passos a serem dados em uma aula, esta nova didática inclui possibilidades criativas para o educador gerar diferentes situações de aprendizagem para os estudantes, que mobilizem diferentes partes do nosso corpo. O acolhimento dos aspectos neurobiológicos na aprendizagem pode contribuir de forma producente para uma nova didática.

1a edição
Abril/2014
R$36,00
Preço de capa
978-85-7516-691-8
ISBN
122
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
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Sumário

Prefácio

Apresentação

Parte 1. Fundamentos Teóricos e Metodológicos

Aprender, apesar da escola?
Só se aprende com base nas próprias referências
Estilos de aprendizagem
Metacognição, autonomia e autorreflexão
Afeto e disponibilidade
Aprender a restabelecer vínculos
O educador como cuidador
A aula como manifestação do movimento vital

Parte 2. A Curva Pedagógica

O conceito de curva pedagógica
Passo 1: Harmonização
Passo 2: Pactuação
Passo 3: Ativação
Passo 4: Exposição
Passo 5: Concentração
Passo 6: Aplicação
Passo 7: Celebração
Avaliação: compreensão e investigação

Considerações Finais

Referências

Orelha

A Curva Pedagógica está organizada sob o pressuposto de que a integração entre as atividades de estudo desenvolvidas em aula e os estados neuro-fisio-afetivos dos sujeitos é fundamental. Consideramos que estes dois elementos formam uma estrutura unitária, de componentes inseparáveis, cuja funcionalidade tem o poder de promover uma atuação pedagógica mais eficiente.
Ao distinguir diferentes passos a serem dados em uma aula, esta nova didática inclui possibilidades criativas para o educador gerar diferentes situações de aprendizagem para os estudantes, que mobilizem diferentes partes do nosso corpo. O acolhimento dos aspectos neurobiológicos na aprendizagem pode contribuir de forma producente para uma nova didática.

Referencia

GONSALVES, Elisa Pereira. Educação e a Curva Pedagógica. Campinas: Alínea, 2014.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Interfaces da Gestão Escolar
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    Aneridis A. Monteiro Belotto, Cléia Maria da Luz Rivero, Elisa Pereira Gonsalves
  2. Fazendo uma Monografia em Educação
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    Elisa Pereira Gonsalves e Ana Maria Nóbrega
  3. Na Rede da Escola
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  4. Currículo e Contemporaneidade: questões emergentes
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  5. Educação e Emoções
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