Economia Paulista: dinâmica socioeconômica entre 1980 e 2005

Wilson Cano, Carlos A. Brandão, Cláudio S. Maciel e Fernando C. Macedo (orgs.)

Este livro analisa as principais transformações econômicas, demográficas e sociais da economia de São Paulo, entre 1980 e 2005, e de suas quinze Regiões Administrativas (RA), estudando seus efeitos sobre a produção, finanças públicas, indicadores sociais, mercado de trabalho, além de abordar as privatizações e o suporte estadual à C&T. Resulta de pesquisa recente - sendo, hoje, o mais atualizado trabalho sobre a economia paulista - executada pelo Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da UNICAMP, atualizando estudos similares que cobriram o período de 1920 a 1980, também realizados pelo CEDE, e dando continuidade a eles.
O livro também mostra como a Região Metropolitana de São Paulo perdeu participação industrial para o interior, ao mesmo tempo em que diversificou ainda mais seu terciário, ampliando a oferta de serviços modernos, mais sofisticados e de maior complexidade, tornando-se, de fato, uma metrópole de caráter internacional.
Cidades maiores do interior fortaleceram suas posições na rede urbana paulista e brasileira a partir da diversificação de serviços e maior integração econômica. No entanto, o crescimento do interior produziu problemas típicos dos espaços metropolitanos subdesenvolvidos: periferização, segregação, pobreza e violência, que se agravaram com o ajuste fiscal conservador e com o avanço das políticas neoliberais no Estado de São Paulo, que reduziram o financiamento de gastos sociais, notadamente os direcionados ao atendimento das demandas urbanas crescentes.

1a edição
Julho/2007
R$154,00
Preço de capa
978-85-7516-166-1
ISBN
574
Páginas
210 x 270 mm
Formato
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1 - Brasil e Estado de São Paulo: transformações recentes da economia

Wilson Cano

Capítulo 2 - Demografia e Urbanização
Carlos Antonio Brandão e Fernando Cezar de Macedo
1. Estado de São Paulo
Urbanização e rede urbana
A questão da metropolização paulista

2. Regiões administrativas do Estado de São Paulo
Referências
Anexos


Capítulo 3 - Agropecuária Paulista: transformações do período de 1969-1971 a 2002-2004
José Sidnei Gonçalves, Sueli Alves Moreira Souza