Fernando M. Lanças

Doutor e mestre e pelo Instituto de Química da UNICAMP, foi Pos Doc Fellow no Virginia Polytechnique Institute and State University (VPI&SU), USA, no grupo liderado pelo Prof. Harold McNair, um dos pioneiros da cromatografia instrumental moderna. Posteriormente, foi Visiting Professor na Cornell University, na área de Espectrometria de Massas no grupo do Prof. Jack Henion, em que desenvolveu pesquisa a respeito do acoplamento LC-MS/MS e CE-MS/MS.            

Atualmente, é professor Titular do IQSC-USP (Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo), onde fundou e coordena o Laboratório de Cromatografia. Sua ênfase principal é no desenvolvimento de microtécnicas de separação, novas colunas para cromatografia (gasosa, líquida e a fluido supercrítico) miniaturizada e o acoplamento entre técnicas de separação e espectrometria de massas. Publicou seis livros como autor único e mais de trinta capítulos em livros. É Editor-in-Chief do Scientia Chromatographica e coeditor e revisor de vários periódicos nas áreas de cromatografia e espectrometria de massas.            

É fundador e coordenador do Comitê Científico do COLACRO, SIMCRO e cofundador do WARPA, diretor do Mediterranean Center for Research in Separation Science, Itália, diretor da Associação Internacional de Cromatografia (IIC) e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP).