Arquimedes - sobre os corpos flutuantes

Ceno Pietro Magnaghi (Tradução e Comentários)

Neste livro apresentamos a vida e as obras de Arquimedes, bem como as lendas que surgiram sobre os seus trabalhos ao longo do tempo; na segunda parte temos a tradução propriamente dita, com os comentários e as deduções de física e matemática indispensáveis para a compreensão do pensamento de Arquimedes; a terceira parte, nos Apêndices, contém as demonstrações matemáticas que não aparecem no texto e que foram deduzidas seguindo o conhecimento dos gregos antigos.

LIVRO NO PRELO
.

Orelha

 A obra, escrita em dois livros, está associada aos grandes interesses científicos de todos os tempos: a teoria e a prática.   O primeiro livro está voltado para o uso da física na aplicação racional do princípio que descreve o comportamento dos corpos imersos em um líquido, posteriormente conhecido como Princípio de Arquimedes. Com base nesse princípio, Arquimedes demonstra a esfericidade das grandes superfícies de líquidos que recobrem a terra e, portanto, da própria Terra. No segundo livro, ele se dedica ao estudo do equilíbrio de corpos flutuantes com forma geométrica.
Nesta tradução do tratado de Arquimedes, a primeira em língua portuguesa, mostramos como ele define os princípios fundamentais da hidrostática, deduz a Lei do Empuxo ou Princípio de Arquimedes, estabelece e usa os conceitos que hoje chamamos de 'peso específico' e 'peso aparente', para estudar a estabilidade de alguns corpos colocados em um líquido.
Na primeira parte do nosso livro apresentamos a vida e as obras de Arquimedes, bem como as lendas que surgiram sobre os seus trabalhos ao longo do tempo; na segunda parte temos a tradução propriamente dita, com os comentários e as deduções de física e matemática indispensáveis para a compreensão do pensamento de Arquimedes; a terceira parte, nos Apêndices, contém as demonstrações matemáticas que não aparecem no texto e que foram deduzidas seguindo o conhecimento dos gregos antigos.