Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco

Albertina Mitjáns Martínez , Cristina M. Madeira Coelho , Fernando Luis González Rey e Maria Carmen Tacca (orgs.)

Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco

Sinopse

A intenção nas argumentações de cada capítulo que compõe este livro é mostrar que o desenvolvimento subjetivo é a grande possibilidade quando se trata de avançar na compreensão de processos educativos inovadores ou daqueles conflitantes e desafiadores. Dessa forma, é ele que possibilitará a emergência do aprendiz como sujeito ou agente de sua ação, ou seja, é a pessoa que, ao vivenciar os singulares processos de aprender e se desenvolver, produz recursos subjetivos próprios que vão permitir o enfrentamento dos desafios que, muitas vezes, se interpõem.

Sumário

Apresentação


Capítulo 1
A Criança que se Desenvolve Subjetivamente em Sala de Aula: Caminhos para o aprender escolar
Andressa Martins do Carmo de Oliveira e Fernando Luís González Rey


Capítulo 2
Subjetividade e Aprendizagem: A relação professora-crianças como base da prática pedagógica
Luana Vaz e Cristina M. Madeira Coelho


Capítulo 3
Experiências Corporais, Educação e Desenvolvimento Subjetivo
Victor Lino Bernardes e Albertina Mitjáns Martínez


Capítulo 4
A Indissociabilidade Entre o Subjetivo e o Operacional na Singularidade de um Processo de Alfabetização
Karina Panizza de Sousa Pinto e Cristina M. Madeira Coelho


Capítulo 5
Aprendizagem Escolar e Subjetividade: Uma compreensão para além da dimensão assimilativa do aprender
Marília dos Santos Bezerra e Fernando Luís González Rey


Capítulo 6
Para Além do Fracasso Escolar: Produções de sentidos subjetivos de uma estudante em situação de conflito psicossocial
Renata Liziane Passos e Maria Carmen V. Rosa Tacca


Capítulo 7
As Implicações da Subjetividade nas Ações da Terapia Ocupacional: Processos de aprendizagem e desenvolvimento subjetivo
Polyana Gonçalves de Sousa e Maria Carmen V. Rosa Tacca


Capítulo 8
Práticas Pedagógicas com Arte: A professora e seus processos de ensinar
Patrícia Nunes de Kaiser e Cristina M. Madeira Coelho


Capítulo 9
A Configuração Subjetiva da Ação de Aprender: Implicações na organização do contexto educativo na formação de professores
Valdívia de Lima Pires Egler e Albertina Mitjáns Martínez


Capítulo 10
Um Olhar sobre a Constituição Docente desde o Enfoque Histórico-cultural da Subjetividade
Diego Barrios e Maria Carmen V. Rosa Tacca

Referência Bibliográfica

MARTíNEZ, Albertina Mitjáns; COELHO, Cristina M. Madeira ; REY, Fernando Luis González; TACCA, Maria Carmen (orgs.). Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco. Campinas: Alínea, 2019.