Solução de Problemas e a Matemática Escolar

Márcia Regina Ferreira de Brito (org.)
Apresentando temas pertinentes à Matemática Escolar, centrados na solução de problemas e nos conceitos, princípios e procedimentos necessários à solução, este volume tenta mostrar as relações e aproximações entre as pesquisas desenvolvidas por um grupo de professores interessados em aprofundar o conhecimento sobre a Psicologia da Educação Matemática.
2a edição
Revisada
Dezembro/2010
R$75,00
Preço de capa
978-85-7516-418-1
ISBN
286
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1 -
Alguns Aspectos Teóricos e Conceituais da Solução de Problemas Matemáticos
Márcia Regina F. de Brito

Capítulo 2 - Competências 'Matemáticas': Análise de Aspectos Conceituais e da Dimensão Sociocultural dos Conceitos
Nadja Maria Acioly-Régnier

Capítulo 3 - O Sentido de Número e sua Importância na Educação Matemática
Alina Galvão Spinillo

Capítulo 4 - Interpretação da Numeração Escrita
Leny Rodrigues Martins Teixeira

Capítulo5 - A Aprendizagem de Estruturas Aditivas Elementares - Alunos, Professores e Pesquisadores como Parceiros de uma Construção Conceitual
Maria Lucia Faria Moro e Maria Tereza Carneiro Soares

Capítulo 6 - Solução de Problemas com Operações Combinatórias
Fernanda de Oliveira Soares Taxa-Amaro

Capítulo 7 - A Compreensão Intuitiva da Criança acerca do Conceito de Divisão por Cotas de Quantidades Contínuas
Jane Correa

Capítulo 8 - Matemática e Literatura Infantil: Um Estudo sobre a Formação do Conceito de Multiplicação
Adelmo C. da Silva e Rogéria G. do Rêgo

Capítulo 9 - Contribuições da Educação Estatística para a Educação Matemática
Claudette Maria Medeiros Vendramini

Capítulo 10 - A Manipulação e Interpretação Gráfica na Visão do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso
Sandra da Silva Santos e Sandra Maria Pinto Magina

Sobre os Autores
Veja Também