Quem tem Medo de Ensinar na Educação Infantil? em defesa do ato de ensinar

O novo conceito de educação básica consagrado pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional articula a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Já era hora, portanto, de se ultrapassarem as hesitações que separavam a educação das crianças pequenas, dita pré-escolar, daquela desenvolvida nas escolas para os meninos e meninas a partir dos 7 anos de idade. Eis que, finalmente, vem à luz um livro que se posiciona resolutamente a favor da integração plena da educação infantil no campo do ensino institucionalizado, de acordo com um projeto político-pedagógico que assegure, a todas as crianças, o direito de acesso ao patrimônio cultural da humanidade naquilo que ele tem de mais avançado: o saber sistematizado e cientificamente fundamentado.

4a edição
Revisada
Janeiro/2021
R$74,00
Preço de capa
978-65-5755-006-9
ISBN
228
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
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Sumário

Apresentação

Capítulo 1
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o Espontaneísmo: (re)colocando o ensino como eixo norteador do trabalho pedagógico com crianças de 4 a 6 anos
Alessandra Arce

Capítulo 2
A Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Nove Anos
Lígia M. Martins e Alessandra Arce

Capítulo 3
Especificidades do Desenvolvimento Afetivo-cognitivo de Crianças de 4 a 6 Anos
Lígia M. Martins

Capítulo 4
O Ensino Escolar e o Desenvolvimento da Atenção e da Vontade: superando a concepção organicista do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Nadia Mara Eidt e Marcelo Ubiali Ferracioli

Capítulo 5
A Educação e a Alfabetização
Márcia Regina Goulart da S. Stemmer

Capítulo 6
A Linguagem Infantil: oralidade, escrita e gêneros do discurso
Maria Sílvia Cintra Martins

Capítulo 7
Ouvir e Viver Histórias na Educação Infantil: um direito da criança
Diane Valdez e Patrícia Lapot Costa

Capítulo 8
O Lúdico no Ensino da Matemática na Perspectiva Vigotskiana do Desenvolvimento Infantil
José R. B. Giardinetto e Janeti M. Mariani

Orelha

O novo conceito de educação básica consagrado pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional articula a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Já era hora, portanto, de se ultrapassarem as hesitações que separavam a educação das crianças pequenas, dita pré-escolar, daquela desenvolvida nas escolas para os meninos e meninas a partir dos sete anos de idade. Eis que, finalmente, vem à luz um livro que se posiciona resolutamente a favor da integração plena da educação infantil no campo do ensino institucionalizado, de acordo com um projeto político-pedagógico que assegure, a todas as crianças, o direito de acesso ao patrimônio cultural da humanidade naquilo que ele tem de mais avançado: o saber sistematizado e cientificamente fundamentado.

Dermeval Saviani
Coordenador Geral do HISTEDBR
Professor Emérito da UNICAMP

Referencia

ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (orgs.). Quem tem Medo de Ensinar na Educação Infantil? em defesa do ato de ensinar. 4. ed. Campinas: Alínea, 2021.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos
    Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos
    Alessandra Arce e Ligia M. Martins (orgs.)
  2. Ensinando Ciências na Educação Infantil
    Ensinando Ciências na Educação Infantil
    Alessandra Arce Hai, Debora A. S. M. da Silva, Michele Varotto e Carolina Costa Miguel
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