Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidades da terceira idade

Meire Cachioni

Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidades da terceira idade Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidades da terceira idade

Sinopse

Esta obra apresenta dados de pioneiro estudo com docentes das principais modalidades de programas no Brasil. Descreve o perfil profissional, motivações, crenças, conhecimentos gerontológicos e o bem-estar psicológico desses professores. Traz à luz a importância da educação gerontológica para a formação daqueles que trabalham com pessoas idosas.

Sumário

Prefácio à segunda edição


Apresentação


01
Educação e gerontologia: Desafios e oportunidades
Gerontologia, educação e interdisciplinaridade
Gerontologia educacional: um novo campo de atuação profissional
A formação de professores para universidades da terceira idade
Conclusão


02
Universidade da terceira idade: Contexto para a educação de pessoas idosas
Do pioneirismo de Pierre Vellas à experiência brasileira
Desdobramentos do modelo de Toulouse
Princípios teóricos norteadores dos programas
Universidades da terceira idade no Brasil
Seis modalidades de universidades da terceira idade no Brasil
Conclusão


03
Um estudo sobre o perfil de docentes de universidades da terceira idade
Objetivos
Caracterização das instituições e dos docentes
Instrumentos
Procedimentos para coleta de dados
Procedimentos para análise de dados


04
Quem são os docentes das universidades da terceira idade?
Objetivos
Variáveis analisadas
Conclusão


05
Motivos e vantagens pessoais e profissionais para trabalhar em universidades da terceira idade
Objetivos
Instrumentos
Resultados
Discussão
Conclusão


06
Crenças em relação à velhice
Objetivos
Instrumentos
Resultados
Discussão
Conclusão


07
Conhecimentos básicos sobre velhice
Objetivos
Instrumentos
Resultados
Discussão
Conclusão


08
Crenças sobre desenvolvimento pessoal
Objetivos
Instrumentos
Resultados
Discussão
Conclusão


09
Relações entre conhecimentos e crenças sobre velhice, percepções sobre vantagens e motivos de trabalhar com idosos e crenças sobre o desenvolvimento pessoal: Uma análise multivariada
Resultados das análises de correspondência múltipla


10
Conclusões e implicações


11
Quem educa os idosos? Revisão sistemática do período de 2004 a 2017
Método
Resultados
Discussão
Considerações finais


Referências


Anexos

Referência Bibliográfica

CACHIONI, Meire. Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidades da terceira idade. 2. ed. Campinas: Alínea, 2018.