Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência

Albertina Mitjáns Martínez e Maria Carmen Tacca (orgs.)

Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência

Sinopse

A implantação das políticas de inclusão escolar assim como os resultados obtidos nos diferentes instrumentos de avaliação da qualidade da educação — sejam nacionais ou internacionais — têm dado crescente visibilidade a uma população escolar que se constitui em constante desafio para os educadores: os alunos que apresentam dificuldades para aprender e os alunos com deficiências. 


Enfrentar essa problemática é o propósito deste livro, organizado com o objetivo de trazer contribuições para a reflexão dos contextos inclusivos, das práticas sociais e das concepções que estão em suas bases, assim como, especificamente, trazer uma compreensão dos processos de aprendizagem desses alunos, e estimular, principalmente, novas práticas pedagógicas.
O livro coloca em relevância a aprendizagem escolar, em análises reflexivas e propositivas. Enfatiza as condições e oportunidades que, na escola, oportunizam aos sujeitos superarem obstáculos externos e condições subjetivas, fortalecendo suas possibilidades no processo de aprender.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Deficiência como Iatrogênese
Ingrid Lilian Fuhr Raad
Elizabeth Tunes

Capítulo 2
Os Aspectos Subjetivos no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especiais: além dos limites concretos do defeito
Fernando L. González Rey

Capítulo 3
A Superação das Dificuldades de Aprendizagem e as Mudanças na Subjetividade
Maristela Rossato
Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 4
Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual: desafios para o professor
Alexandra Ayach Anache

Capítulo 5
Errata: onde se lê deficiente mental, leia-se criança que aprende como sujeito de possibilidades
Anelice S. Batista
Maria Carmen V. R. Tacca

Capítulo 6
Linguagem, Fala e Audição nos Processos de Aprendizagem: desafios e estratégias

Cristina M. Madeira Coelho

Capítulo 7
Significação e Aprendizagem do Aluno Surdo
Celeste Azulay Kelman

Capítulo 8
O Intérprete de Língua de Sinais e a Ação Pedagógica no Processo de Aprendizagem do Sujeito Surdo
Bianca Carrijo Cordova
Maria Carmen V. R. Tacca

Capítulo 9
A Aprendizagem dos Alunos com Deficiência Visual: reflexões a partir de uma pesquisa no ensino superior
Patrícia Neves Raposo
Albertina Mitjáns Martínez

Sobre os Autores

Referência Bibliográfica

MARTíNEZ, Albertina Mitjáns; TACCA, Maria Carmen (orgs.). Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas: Alínea, 2011.