Pedagogia do Desenho Infantil

Paulo de Tarso Cheida Sans

Pedagogia do Desenho Infantil reúne tópicos explicativos sobre a importância das artes para a formação da pessoa, sobretudo, pelo ato de desenhar, gesto este que é natural a todas as crianças de qualquer parte do mundo. Um dos objetivos desta publicação é auxiliar o estudante - principiante da área da educação e artes - e os pais - que ainda não conheçam a importância e o significado do desenho para a criança - a desvendar e a perceber a beleza do desenho infantil. É importante que a criança tenha uma educação adequada, para que, no futuro, seja um adulto criativo, com mais condições de enfrentar os percalços da vida e encontrar soluções para eles.

4a edição
Revisada
Dezembro/2014
R$36,00
Preço de capa
978-85-7516-700-7
ISBN
112
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Prefácio

Introdução

Capítulo I
Educação em Arte
Educação e criatividade
Comunicação e expressão
Aspectos da educação em arte

Capítulo II
O Desenho Infantil
O desenvolvimento do desenho infantil
Fase inicial
A figura humana
Figuração esquemática
Figuração realista
A compreensão do desenho infantil
A arte e o desenho infantil

Capítulo III
O Desenho e a Releitura como Recurso Expressivo
O desenho como princípio criativo
Algumas releituras
1. Quem avisa, amigo é...
2. 1ª Mostra de Artes Visuais do Colégio Rio Branco: Paulo Cheida Sans, uma trajetória que grava...ata

Capítulo IV
O Educador
Sobre o educador de Artes

Palavras Finais

Referências

Orelha

Pedagogia do Desenho Infantil reúne tópicos explicativos sobre a importância das artes para a formação da pessoa, sobretudo, pelo ato de desenhar, gesto este que é natural a todas as crianças de qualquer parte do mundo.
O desenho infantil é abordado sob o aspecto de sua valorização, no ensino de modo geral, favorecendo a compreensão de sua real importância para o desenvolvimento sadio do ser humano no decorrer de sua infância.
O texto foi escrito de modo acessível e objetivo. Dentre os assuntos enfocados, estão a importância da escola e da criatividade para o desenvolvimento do ser humano; o desenho como um importante meio de comunicação e de expressão; aspectos da Educação em Arte; o desenho infantil e algumas releituras de obras artísticas. Também são abordados alguns itens sobre a conduta do educador a fim de proporcionar uma pedagogia saudável, sem bloqueios para a criatividade da criança e do jovem.
Um dos objetivos desta publicação é auxiliar o estudante - principiante da área da educação e artes - e os pais - que ainda não conheçam a importância e o significado do desenho para a criança - a desvendar e a perceber a beleza do desenho infantil.
É importante que a criança tenha uma educação adequada, para que, no futuro, seja um adulto criativo, com mais condições de enfrentar os percalços da vida e encontrar soluções para eles.

Veja Também