O Príncipio Educativo em Gramsci

Mario Alighiero Manacorda

O Príncipio Educativo em Gramsci O Príncipio Educativo em Gramsci

Sinopse

A pedagogia marxista afirma que o processo educativo do homem é embasado no trabalho, isto é, nas relações sociais e técnicas pelas quais produz sua sobrevivência. Gramsci, paradoxalmente mais marxista do que Marx, dilata a noção de trabalho e detalha como o industrialismo é o princípio educativo moderno que forja o novo homem do século XX, conformando-o à sua lógica.

Sumário

Apresentação da 2ª Edição Brasileira

Ao Leitor

PARTE 1 – OS ESCRITOS DA JUVENTUDE

Prólogo
As experiências escolares pessoais (-1910)
A formação crociana e o antipositivismo (1911-1915)
O contato com a classe operária: crítica da escola burguesa e do reformismo socialista (1916-1918)
A adesão à experiência soviética: em busca de uma política educativa do proletariado (1919-1922)
As iniciativas político-culturais nos primeiros anos do fascismo (1922-1926)

PARTE 2 – AS CARTAS DO CÁRCERE

Prólogo
A escola dos confinados (janeiro-dezembro de 1927)
A educação dos filhos e dos sobrinhos: língua e dialeto (março de 1927 - dezembro de 1928)
As duas dúvidas de fundo: tecnologia e espontaneísmo (janeiro-julho de 1929)
Resolvida a primeira dúvida: contra o espontaneísmo (dezembro de 1929)
Espontaneidade e coerção (julho-agosto de 1930)
Resolvida a segunda dúvida: por uma educação tecnológica (outubro de 1930)
Ainda a espontaneidade e a coerção (dezembro de 1930-maio de 1931)
Da microcoerção à macrocoerção (julho-setembro de 1931)
A escola soviética: inclinações e desenvolvimento total (dezembro de 1931)
A escola italiana: a preparação para o trabalho (fevereiro de 1932-abril de 1933)
De Croce a Lênin: a hegemonia (março-junho de 1932)
O homem moderno integralmente desenvolvido (agosto de 1932-agosto de 1933)
Todos os homens do mundo (1936)

PARTE 3 – OS CADERNOS DO CÁRCERE

Prólogo

Caderno 1 - XVI (1929-1930): primeiras notas pedagógicas esparsas
A universidade e outros organismos de cultura
O princípio pedagógico dos moderados
O Estado, sua ‘trama privada’e o folclore
As primeiras notas sobre o americanismo
Conformismo e desnovelamento: velhos e jovens
Oratória e cultura
Ainda o americanismo

Caderno 4-XII (1930-1932): as notas sistemáticas sobre a escola
Ideologia, ciência, marxismo
A fonte soviética declarada
Todos os homens são intelectuais
A organização da escola e da cultura
A escola unitária
Trotski e o americanismo
Continuidade e descontinuidade educativa
O princípio educativo na escola elementar e média
O novo intelectualismo e o itinerarium mentis

Cadernos intermediários de miscelâneas (1930-1932): retomada e entrelaçamento de temas
Organização da escola
O americanismo
Conformismo e personalidade
O Estado educador

Caderno 12-XXIX (1932): intelectualização = industrialização
A organização da escola
O princípio educativo

Últimos Cadernos de Miscelâneas (1932-1933): conformismo = socialidade

Caderno 22-V (1934): um americanismo não americano

Caderno 29-XXI: o conformismo linguístico (e tecnológico)

Conclusão: a grande criptografia pedagógica gramsciana

Esquema dos Cadernos do Cárcere

Escritos de Gramsci

Referências

Referência Bibliográfica

MANACORDA, Mario Alighiero. O Príncipio Educativo em Gramsci. 3. ed. Campinas: Alínea, 2019.