Química das Sensações

Hoje (19/06), a Câmara Brasileira do Livro divulgou os 10 finalistas de cada uma das 20 categorias do 49º Prêmio Jabuti.

É com muito orgulho que informamos que o livro Química das Sensações, de Carolina Godinho Retondo e Pedro Faria, está entre os finalistas como melhor livro na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.

A apuração para escolha dos vencedores está prevista para o dia 15 de agosto.

 

Sobre o Livro

As sensações e as percepções nos acompanham em todos os instantos de nossa vida. Sentimos calor, frio, prazer e dor; ouvimos e enxergamos, mas nem sempre entendemos essa capacidade. Utilizamos analgésicos e anestésicos, ingerimos açúcares e adoçantes e, normalmente, não entendemos como essas substâncias agem em nosso organismo. Entender tudo isso é, ao mesmo tempo, interessante, complexo e desafiador.

Com abordagem e linguagem acessíveis e com exemplos que estão presentes na vida de qualquer ser humano, os conceitos da química aparecem entrelaçados com os da física, da medicina (em especial de subáreas como neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, anestesiologia e psiquiatria), da psicologia e da filosofia. Assim, são enfatizados como conhecimentos de áreas específicas que, em muitos casos, parecem estar isolados, interagem de maneira contextualizada. Dessa forma, o livro poderá ser utilizado por profissionais de diversas áreas do conhecimento; também poderá ser usado no ensino superior, como material de referência sobre o assunto, tanto por professores de química, quanto por de áreas afins.

Mais informações sobre o livro