Matéria muito bacana que saiu no Correio Popular de hoje (26/05/2015) sobre o lançamento do livro Artes e Vicinalidades: entre a gravura, o objeto e a instalação do professor Paulo de Tarso Cheida Sans.

Matéria do Caderno C

 

Artes e Vicinalidades: entre a gravura, o objeto e a instalação

 

Sobre o Livro

Este livro fala sobre a realização de uma produção artística que permeia a gravura, o objeto e a instalação. Para embasamento dos processos criativos, foram escolhidas questões teóricas e processuais de quatro artistas contemporâneos brasileiros, Antonio Henrique Amaral, Arthur Bispo do Rosário, Luise Weiss e Rubem Valentim.

Mais informações sobre o livro
Postado em Mídia

Na Revista Metrópole desta semana, o professor da PUC- Campinas, Josmar Cappa, fala sobre a importância da ampliação de Viracopos para Campinas e região, tema de seu livro "Cidades e Aeroportos no Século XXI" a ser lançado, pela Editora Alínea, em abril.

Matéria do Caderno C

Cidades e Aeroportos no Século XXI

 

Sobre o Livro

Neste estudo, o aeroporto é analisado como infraestrutura estratégica para o desenvolvimento econômico, diante da economia contemporânea organizada pela grande empresa em redes mundiais de inovação, produção e comercialização de mercadorias. A grande empresa organiza a produção de mercadorias em larga escala no mercado mundial, de forma diversificada e fragmentada, com estoques mínimos regulados pelo sistema just-in-time e pela logística integrada da cadeia de suprimentos. A troca de mercadorias envolve distâncias continentais e nacionais e menos regionais e locais, e necessita de sistema de transporte multimodal.

O trabalho diferencia-se pela perspectiva de análise integrada, na medida em que aborda a organização do transporte aéreo e a dos aeroportos no Brasil como partes do processo de industrialização ocorrido no século XX e, também, como estratégia para a integração regional aérea do país e para a defesa da soberania nacional.

A Região de Campinas (SP) e o Aeroporto Internacional de Viracopos são utilizados como estudo de caso sobre as relações econômicas entre cidades e aeroportos no século XXI. Diferente de outros aeroportos no país, construídos ou ampliados frente à economia do século XX, Viracopos está por ser ampliado, no contexto econômico do século XXI, para tornar-se centro aeroportuário da América Latina.

O intuito da obra é de subsidiar a formulação de políticas públicas de gestão aeroportuária para, de um lado, antever problemas e soluções nas relações entre cidades e aeroportos. De outro, viabilizar a melhor inserção do aeroporto junto à dinâmica urbana e econômica da cidade, com objetivo de utilizá-lo como estratégia de indução do desenvolvimento local e regional para gerar emprego, renda e tributos diante da economia contemporânea.

Mais informações sobre o livro
Postado em Mídia

A autora do livro Yoga para Crianças, Rosângela Maria Bassoli, em matéria no Caderno C deste sábado (23/03), apresenta os benefícios da prática de Ioga para crianças.

Matéria do Caderno C

 

Yoga para Crianças

 

Sobre o Livro

A descoberta de si e do outro pela prática educativa e sensibilizadora da Yoga: é o que propõe esta obra que fala aos adultos e às crianças, fundamentando, orientando e sugerindo exercícios que extrapolam o benefício físico por falarem à alma dos pequenos praticantes.

Neste mundo competitivo e gerador de padrões estéticos sempre inatingíveis, de rupturas e distorções dos valores éticos, de comportamentos excludentes e individualistas há que se educar as novas gerações para um olhar sensível e generoso para com a vida que pulsa em cada ser vivo e em tudo que promove paz e harmonia.

Foi na literatura que se buscou o diálogo entre a experiência infantil e as virtudes da Yoga. Adaptamos textos clássicos que, nesta obra, aparecem ilustrados e permeados de reflexões, aproximando os leitores dos praticantes dessa arte milenar.

Mais informações sobre o livro
Postado em Mídia
Memórias de um taxista

No dia 18 de junho de 2007, Jo Soares entrevistou Ruy Morais e Castro, autor do livro Memórias de um taxista. Durante a entrevista, Ruy contou algumas passagens curiosas de sua vida, desde a época em que era que era piloto de avião em Angola, sua terra natal, até se tornar taxista no Brasil.

Assista um trecho da entrevista

 

Sobre o Livro

São histórias do tempo da sua meninice, do tempo em que viveu em Novo Redondo, onde se casou; da época em que serviu o exército, no Huambo ; do tempo em que pilotava e dava instrução nos aviões do Aero Clube do Lobito: do tempo em que, ao serviço das duas maiores cooperativas de habitação portuguesas, numa viagem que levou 11 anos, percorreu Angola toda, de uma ponta à outra, divulgando detalhadamente o trabalho das mesmas.

Muitos portugueses e angolanos, seus amigos há mais de cinqüenta anos, que acompanharam de perto a sua vida em Angola, incentivaram-no a contar, num livro, muitas das histórias que viveu naquela colônia. Ruy Morais e Castro faz-lhes a vontade, hoje, com a publicação deste livro. São histórias verdadeiras, ocorridas consigo, de 1935 a 1975 em Angola e, de 1975 a 2006, no Brasil.

Por fim, histórias passadas em seu táxi, em corridas a partir do Ponto de Táxi da Lagoa do Taquaral e, por último, do Shopping Parque Dom Pedro. Histórias em que muitos dos seus clientes tiveram parte ativa e que, depois de ouvirem e aplaudirem as gravações das mesmas, feitas pelo Ruy no pequeno gravador que sempre o acompanha, o incentivaram a escrevê-las e a publicá-las.

Mais informações sobre o livro
Postado em Mídia
Mazzaropi: O Jeca do Brasil

Em 2002, Jô Soares entrevistou Glauco Barsalini, autor do livro Mazzaropi: O Jeca do Brasil. Durante a entrevista, Glauco contou alguns episódios e curiosidades sobre a vida e o trabalho desse grande ator e cineasta brasileiro.

Assista um trecho da entrevista

 

Sobre o Livro

Durante mais de vinte anos, Mazzaropi foi um dos principais produtores do cinema nacional. Ator genial e empresário astuto, o comediante atuou em 32 filmes, tendo antes acumulado uma vasta experiência no circo, teatro, rádio e televisão. Glauco Barsalini descortina, nessa importante obra, as influências artísticas que levaram à construção do personagem caipira de Mazzaropi, os segredos do sucesso do Jeca e de seu criador e as relações simbólicas entre tal personagem e o universo social, econômico, político e cultural de sua época.

Mais informações sobre o livro
Postado em Mídia