Fazendo uma Monografia em Educação

Ana Maria Nóbrega e Elisa Pereira Gonsalves

Fazendo uma Monografia em Educação Fazendo uma Monografia em Educação

Sinopse

O livro é um instrumento básico para ajudar o aluno na tarefa de apresentar uma monografia ao final do curso. Numa linguagem simples, pretendemos colocar à sua disposição um material didático de fácil manuseio.
Escutar os alunos, acolhendo suas preocupações. Esse parece ser um desafio permanente na profissão docente. Tratando-se de disciplinas que cuidam da organização do trabalho científico, tem sido prazeroso partir das inquietações discentes para, a partir de então, desmistificar noções e tornar um pouco familiar um conjunto de regras básicas. Essa é uma lição que aprendemos durante 10 anos de exercício docente, atuando nessa área.
Não defendemos aqui a idéia de que uma monografia em educação seja tão específica na sua forma e conteúdo que mereça um tratamento à parte. Esse livro trata de uma temática geral que abrange todos os campos de conhecimento, indistintamente. O recorte que demos significa, tão somente, o olhar que direcionamos para os nossos interlocutores, alunos dos cursos de licenciatura e de pós-graduação em educação. 
Assim, este livro pode ser configurado como uma resposta possível das autoras aos tantos alunos que estão no campo da educação: os nossos interlocutores são essas pessoas com quem aprendemos a ser docente. 

Sumário

Apresentação: nossos pontos de partida

Capítulo 1
O Desafio de Fazer uma Monografia
Elementos constituintes de uma monografia
Apresentação gráfica de uma monografia
Sobre regras e belezas do trabalho científico

Capítulo 2
Escrevendo o Mapa: elementos pré-textuais
Definição dos elementos pré-textuais
Exemplos de elementos pré-textuais

Capítulo 3
Nas Trilhas da Descoberta: elementos textuais e pós-textuais
Introdução
Desenvolvimento
As citações
Conclusão
Elementos pós-textuais
Referências

Considerações Finais: até breve

Referências

Referência Bibliográfica

NóBREGA, Ana Maria; GONSALVES, Elisa Pereira. Fazendo uma Monografia em Educação. 2. ed. Campinas: Alínea, 2014.