Livro-reportagem: guia prático para profissionais e estudantes de Jornalismo

Andréia Terzariol Couto

A presente obra destina-se, primeiramente, aos estudantes do curso de Jornalismo interessados em desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso voltado para a produção de um livro-reportagem, mas também é ferramenta bastante útil para aqueles que queiram desenvolver outros projetos, uma vez que discute aspectos que interessam a um núcleo comum, como a escolha do tema, desenvolvimento do conteúdo, questões metodológicas, de captação jornalística, entre outros. Para os professores que ministram a disciplina Livro-reportagem ou orientam esse tipo de trabalho, funciona como um guia tanto na sala de aula como na prática de orientação.

1a edição
Setembro/2017
R$42,00
Preço de capa
978-85-7516-805-9
ISBN
164
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com
.

Sumário

Prefácio

Apresentação

O Projeto
1. Mãos à Obra!
2. Trabalho de Conclusão de Curso
3. A Escolha do Tema e o Projeto de Pesquisa
4. Métodos e Técnicas
5. Pesquisa de Campo

O Produto
6. A Pauta
7. O Papel das Fontes
8. Ética no Jornalismo
9. As Origens do Jornalismo Literário e sua Ligação com o Livro-reportagem
10. O Livro-reportagem
11. Delimitação Conceitual: discurso ficcional x discurso jornalístico
12. O Foco Narrativo: a questão do ponto de vista: ‘quem’ conta a história e como?
13. Possibilidades Narrativas em Livro-reportagem
14. A Jornada do Herói
15. Redação e Edição/Formatação
16. Mercado Editorial}
17. Entrega e Apresentação Oral

Referências

Orelha

A presente obra destina-se, primeiramente, aos estudantes do curso de Jornalismo interessados em desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso voltado para a produção de um livro-reportagem, mas também é ferramenta bastante útil para aqueles que queiram desenvolver outros projetos, uma vez que discute aspectos que interessam a um núcleo comum, como a escolha do tema, desenvolvimento do conteúdo, questões metodológicas, de captação jornalística, entre outros.

Para os professores que ministram a disciplina Livro-reportagem ou orientam esse tipo de trabalho, funciona como um guia tanto na sala de aula como na prática de orientação. Pode ainda auxiliar um público mais amplo como jornalistas recém-formados pouco familiarizados com essa prática ou que desejam desenvolver um roteiro para grandes matérias ou grandes reportagens, típicas de produtos que requeiram um aprofundamento, para jornais nas edições dominicais ou em revistas semanais, como a cobertura de temas especiais.

Enfim, é voltada a todos que gostam de escrever e têm na prática do texto jornalístico um modo de se expressar, como blogueiros, jornalistas ou não, ou que apreciam literatura jornalística e veem na escrita do livro-reportagem uma forma de texto interessante e enriquecedora.

Veja Também