Introdução à Contabilidade: com ênfase em teoria

José Carlos Marion

O ambiente de competitividade global tem colocado, para os contadores e para a Contabilidade, desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades de desenvolvimento, que podem marcar uma nova fase na evolução da teoria da Contabilidade, tendo em vista, principalmente, a internacionalização dos mercados. Este livro, com ênfase em Teoria da Contabilidade, voltado para a graduação em Administração, Economia, Contabilidade, Engenharia, dentre outros, apresenta-se atualizado com as recentes modificações da Contabilidade (Leis nº 11.638/07 e 11.941/09).

2a edição
Revisada e atualizada
Abril/2013
R$64,00
Preço de capa
978-85-7516-625-3
ISBN
224
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Capítulo 1
A Evolução Histórica da Contabilidade

Capítulo 2
Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil

Capítulo 3
Introdução aos Relatórios Contábeis

Capítulo 4
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade

Capítulo 5
Os Princípios de Contabilidade Segundo o CFC e o CPC

Capítulo 6
Definição e Critérios de Avaliação de Ativo

Capítulo 7
Definição e Critérios de Avaliação de Passivo e de Patrimônio Líquido

Capítulo 8
Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos

Capítulo 9
O Balanço Patrimonial

Capítulo 10
A Demonstração do Resultado do Exercício

Capítulo 11
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)

Capítulo 12
Demonstração dos Fluxos de Caixa

Capítulo 13
Escrituração e o Ciclo Contábil

Capítulo 14
Sociedades

Capítulo 15
Considerações sobre as Mudanças nas Demonstrações Financeiras – Leis n° 11.638/07 e nº 11.941/09

Orelha

A Contabilidade acompanha o homem há, aproximadamente, 6.000 anos, inicialmente, ’contabilizando’ produções e provisões para a sobrevivência à vida primitiva, depois, ao uso dos números e da moeda.
Atualmente, esta ciência estuda e controla o patrimônio, seja ele de pessoa física, de empresa ou instituição pública. De natureza social, a Contabilidade utiliza-se de métodos quantitativos – a matemática, a estatística – como sua principal ferramenta, e seu desenvolvimento acompanha o desenvolvimento econômico.
Sob influência de várias escolas como a europeia e a norte-americana, e de grandes mestres, suas teorias foram se consolidando e são, hoje, a base para uma compreensão mais ampla e efetiva da própria Contabilidade e de suas aplicações. Por meio de Postulados, Princípios e Convenções Contábeis, pilares da teoria contábil, oferece embasamento teórico para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
No Brasil, os relatórios contábeis obedecem à Lei das SAs, ao CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis – e à NBC – Normas Brasileiras de Contabilidade – que estabelecem regras de conduta profissional e procedimentos técnicos.
O ambiente de competitividade global tem colocado, para os contadores e para a Contabilidade, desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades de desenvolvimento, que podem marcar uma nova fase na evolução da teoria da Contabilidade, tendo em vista, principalmente, a internacionalização dos mercados.
Este livro, com ênfase em Teoria da Contabilidade, voltado para a graduação em Administração, Economia, Contabilidade, Engenharia, dentre outros, apresenta-se atualizado com as recentes modificações da Contabilidade (Leis nº 11.638/07 e 11.941/09).

Veja Também