Interações e Brincadeiras na Educação Infantil

Alessandra Arce (org.)

Interações e Brincadeiras na Educação Infantil Interações e Brincadeiras na Educação Infantil

Sinopse

O que é mais importante no trabalho docente na educação infantil? Deve-se, ou não, interferir na brincadeira? A brincadeira pode ser uma ferramenta didático-metodológica? A interação mais importante é a que ocorre entre as crianças? E a interação com os adultos deve ocorrer? Dá para falar em ensino na brincadeira e nos momentos de interação? Entre a interação e a brincadeira, o que é mais importante para gerar desenvolvimento na criança? Estas são algumas das questões que este livro pretende responder apoiando-se na Teoria Histórico-cultural e na Pedagogia Histórico-crítica.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Introdução

Capítulo 1
Interações ou Brincadeiras? Afinal o que é mais importante na educação infantil? E o ensino como fica?
Alessandra Arce

Capítulo 2
É Hora de Trocar a Fralda! Contribuições da Teoria Histórico-cultural para o trabalho com bebês na educação infantil
Janaina C. Silva

Capítulo 3
Vamos Explorar os Objetos! A criança em seu segundo e terceiro ano de vida
Michele Varotto

Capítulo 4
Vamos Brincar de Faz de Conta? A brincadeira de papéis sociais e a importância da interação do professor
Alessandra Arce e Merilin Baldan

Capítulo 5
Interações, Aprendizagens e Desenvolvimento Humano em Contextos Escolares para a Infância
Eliza Maria Barbosa

Sobre os Autores

Referência Bibliográfica

ARCE, Alessandra (org.). Interações e Brincadeiras na Educação Infantil. Campinas: Alínea, 2013.