Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional

Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeida (orgs.)

Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional

Sinopse

É objetivo deste livro contribuir para a visibilidade de novas formas de atuação psicológica no contexto escolar. Compreendendo a escola como um lugar privilegiado do exercício profissional em Psicologia Escolar, as autoras defendem a intervenção institucional, prioritariamente o trabalho com os professores e com a equipe escolar, visando a construção de espaços de interlocução favoráveis à circulação de concepções e representações sobre o desenvolvimento humano, às estratégias psicopedagógicas de ensino e aprendizagem, às abordagens para o desenvolvimento de equipe, aos diferentes enfoques na ação relacional. Espera-se que este trabalho, além de apresentar ao leitor (psicólogo escolar ou não) fonte de reflexão sobre a formação e atuação profissionais, instigue um maior número de psicólogos ao desafio mobilizador de encontrar caminhos que ampliem o papel do psicólogo escolar e viabilizem ações comprometidas com as demandas sociais e educacionais que urgem ser respondidas no país.

Sumário

Prefácio
Apresentação


primeira parte
Psicologia Escolar: história e conexões, fios e desafios


capítulo um
Encontros, Desafios e Impasses: a história da articulação entre a Psicologia e a Educação no Brasil


capítulo dois
Delimitando Espaços, Estabelecendo Conexões: educação e escola


capítulo três
Professor e Escola: trabalho e profissão


segunda parte
Psicologia Escolar: identidade em construção


capítulo quatro
Memória e Atualidade


capítulo cinco
Formação como Ação Formativa


terceira parte
Psicologia Escolar e a Atuação Profissional


capítulo seis
Intervenção Institucional: possibilidades de prevenção em Psicologia Escolar


Palavras Finais
Referências
ANEXO 1: Orientações para observação em sala de aula
ANEXO 2: Orientações para observação em sala de aula
ANEXO 3: Roteiros para entrevista com professores
Sobre as Autoras

Referência Bibliográfica

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de (orgs.). Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. 3. ed. Campinas: Alínea, 2010.