Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional

Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeida (orgs.)

Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional

Sinopse

Espera-se que este trabalho, além de apresentar ao leitor (psicólogo escolar ou não) fonte de reflexão sobre a formação e atuação profissionais, instigue um maior número de psicólogos ao desafio mobilizador de encontrar caminhos que ampliem o papel do psicólogo escolar e viabilizem ações comprometidas com as demandas sociais e educacionais.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Parte 1. Psicologia Escolar: História e conexões, fios e desafios

Capítulo 1
Encontros, Desafios e Impasses: A história da articulação entre a Psicologia e a Educação no Brasil

Capítulo 2
Delimitando Espaços, Estabelecendo Conexões: educação e escola
Educação
A educação na escola

Capítulo 3
Professor e Escola: Trabalho e profissão
Professor: formação e desempenho
Professor: subjetividade e trabalho

Parte 2. Psicologia Escolar: Identidade em construção

Capítulo 4
Memória e Atualidade

Capítulo 5
Formação como Ação Formativa

Parte 3. Psicologia Escolar e a Atuação Profissional

Capítulo 6
Intervenção Institucional:Possibilidades de prevenção em Psicologia Escolar
Atuação preventiva: a intencionalidade no planejamento

Palavras Finais

Anexo 1. Orientações para Observação em Sala de Aula
Anexo 2. Roteiros e Registro de Observação em Sala de Aula
Anexo 3. Roteiros para Entrevista com Professores

Referências
Documentação oficial e legislação

Referência Bibliográfica

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de (orgs.). Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. 4. ed. Campinas: Alínea, 2014.