História, Memória e Educação

José Claudinei Lombardi, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro e Lívia Diana Rocha Magalhães (orgs.)

Este livro foi constituído como um dos resultados do PQI/CAPES: HISTEDBR/UNICAMP e Museu Pedagógico da UESB mediante relações de pesquisa e produções sobre a História da Educação e o campo de estudos da Memória. Parte do princípio de que, — além de relações sociais, relações com a natureza, relações das forças produtivas e outras —, a história da humanidade é constituída por elementos de diferentes memórias — social, cultural e histórica — que se interpenetram de tal modo que é quase impossível separá-las.
A partir de marcos teóricos comuns, congêneres e até mesmo muitos distintos, os vários textos apresentados revelam que muitas manifestações da vida social que costumamos classificar de econômicas, políticas, psicológicas, educacionais e artísticas, guardadas as suas especificidades didáticas e científicas, podem ser analisadas à luz das teorias. 
Destarte, na presente coletânea, podemos encontrar textos, cujas temáticas discutem ou apresentam abordagens teóricas mais predominantes no campo que se estabelece entre História, Memória e Educação, bem como as prospectivas de seu uso político, ideológico, e também como campo interpretativo de um determinado objeto, fenômeno, lugar.

1a edição
Agosto/2011
R$40,00
Preço de capa
978-85-7516-455-6
ISBN
198
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Memória, Presente e Futuro
Sérgio Castanho

Capítulo 2
O “Making Of” de uma Perspectiva Psicossocial no Estudo da Memória
Celso Pereira de Sá

Capítulo 3
Memória e Cultura – Denúncia da Memória: a questão da cultura escolar
Ruy Hermann Araújo Medeiros

Capítulo 4
História e Memória: uma análise totalizante ou fragmentária?
Mara Regina Martins Jacomeli

Capítulo 5
História, Memória, Educação
José Claudinei Lombardi

Capítulo 6
Relações Simbióticas entre Memória, Ideologia, História e Educação
Lívia Diana Rocha Magalhães e José Rubens Mascarenhas de Almeida

Capítulo 7
História da Arte como Memória da Cidade: o centro histórico de São Salvador da Bahia
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

Capítulo 8
Memória e Identidade Social do Trabalho
Ana Elizabeth Santos Alves e Edileusa Santos Oliveira

Capítulo 9
Memória e Territorialidade do Ensino Superior: a trajetória da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Moema Cartibani Midlej

Capítulo 10
Feminismo y Conocimiento de las Mujeres y del Género: rememorando su historia particular
Rita Radl Philipp

Sobre os Autores

Orelha

Este livro foi constituído como um dos resultados do PQI/CAPES: HISTEDBR/UNICAMP e Museu Pedagógico da UESB mediante relações de pesquisa e produções sobre a História da Educação e o campo de estudos da Memória. Parte do princípio de que, — além de relações sociais, relações com a natureza, relações das forças produtivas e outras —, a história da humanidade é constituída por elementos de diferentes memórias — social, cultural e histórica — que se interpenetram de tal modo que é quase impossível separá-las.
A partir de marcos teóricos comuns, congêneres e até mesmo muitos distintos, os vários textos apresentados revelam que muitas manifestações da vida social que costumamos classificar de econômicas, políticas, psicológicas, educacionais e artísticas, guardadas as suas especificidades didáticas e científicas, podem ser analisadas à luz das teorias. 
Destarte, na presente coletânea, podemos encontrar textos, cujas temáticas discutem ou apresentam abordagens teóricas mais predominantes no campo que se estabelece entre História, Memória e Educação, bem como as prospectivas de seu uso político, ideológico, e também como campo interpretativo de um determinado objeto, fenômeno, lugar.

Veja Também