História da Administração Escolar no Brasil: do diretor ao gestor

Azilde L. Andreotti, José Claudinei Lombardi e Lalo Watanabe Minto (org.)

Este livro reúne textos sobre a trajetória do gestor escolar em todos os grandes períodos históricos da educação brasileira, que resultam do primeiro Curso de Especialização em Gestão Educacional para Gestores do Sistema Público Estadual de Educação, promovido pela UNICAMP e pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, entre 2005 e 2007. Os textos foram organizados de forma a permitir uma leitura contextualizada da educação. A abordagem teórico-metodológica que a configura possibilita o entendimento da organização escolar brasileira e da gestão escolar como produto das transformações da sociedade ao longo da história. Sem dúvida, será leitura de grande valia para todos os profissionais da educação, bem como para estudantes e pesquisadores da história da educação.

2a edição
Janeiro/2013
R$55,00
Preço de capa
978-85-7516-589-8
ISBN
204
Páginas
14 x 21cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1

A Importância da Abordagem Histórica da Gestão Educacional
José Claudinei Lombardi

Capítulo 2
A Administração Escolar no Brasil Colônia
Sônia Maria Fonseca e Ana Paula S. Menardi

Capítulo 3
A Administração Escolar no Período Imperial (1822-1889)
Mauricéia Ananias

Capítulo 4
As Reformas Educacionais na Primeira República (1889-1930)
Ana Elisa de Arruda Penteado e Luiz Bezerra Neto

Capítulo 5
A Administração Escolar na Era Vargas (1930-1945)
Azilde L. Andreotti

Capítulo 6
A Administração Escolar no Nacional Desenvolvimentismo (1946-1964)
Jussara Gallindo e Azilde L. Andreotti

Capítulo 7
A Administração Escolar no Período do Governo Militar (1964-1984)
Jorge Uilson Clark, Manoel Nelito Matheus Nascimento e Romeu Adriano da Silva

Capítulo 8
A Administração Escolar no Contexto da Nova República e do Neoliberalismo
Lalo Watanabe Minto

Orelha

Este livro reúne textos sobre a trajetória do gestor escolar em todos os grandes períodos históricos da educação brasileira, que resultaram do primeiro Curso de Especialização em Gestão Educacional para Gestores do Sistema Público Estadual de Educação, promovido pela UNICAMP e pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, entre 2005 e 2007.
Os autores são professores, recém-doutores e pós-graduandos do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Todos eles são pesquisadores da área da história da educação e mantêm vínculo com o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Educação e Sociedade no Brasil” – HISTEDBR.
Os textos foram organizados de forma a permitir uma leitura contextualizada da educação. A abordagem teórico-metodológica que os configura possibilita o entendimento da organização escolar brasileira e da gestão escolar como produto das transformações da sociedade ao longo da história.
Sem dúvida, será leitura de grande valia para todos os profissionais da educação, bem como para estudantes e pesquisadores da história da educação.